quarta-feira, março 28, 2012

Professores municipais terão reajuste total de 18,6%

A prefeitura de Curitiba enviou ontem à Câmara de Vereadores projeto de lei para reajustar o salário dos professores da rede municipal. Fruto de negociações da prefeitura com o Sin­­­dicato dos Servidores do Magis­­­tério Municipal de Curitiba (Sismmac), o projeto concede 8,69% de aumento aos professores, que serão adionados aos 10% a serem pagos a todos os servidores da prefeitura, conforme projeto aprovado ontem em segunda e última votação. Dentro dos 8,69% estará a incorporação no salário dos professores de R$ 250 que eram pagos anteriormente como gratificação pelo Programa de Produ­­tividade e Qualidade (PPQ).

O líder da bancada de apoio ao prefeito na Câmara, vereador Roberto Hinça (PSD), disse que o projeto de reajuste dos professores chegou a tempo de ser aprovado pela Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) já na tarde de ontem. Hoje, o projeto deve ser analisado pela Comissão de Serviço Público. A expectativa de Hinça é de que a Câmara coloque o reajuste em votação já na próxima terça-feira. O prefeito precisa sancionar aumentos salariaos até 10 de abril, já que a Lei Eleitoral proíbe reajustes acima da inflação nos seis meses que antecedem as eleições.

Projetos aprovados

Na sessão de ontem, foram aprovados em segundo turno sete projetos envolvendo o reajuste dos servidores municipais. O principal deles foi o aumento linear de 10% para todos os servidores. A prefeitura destacou que esse aumento, de quase 5% acima da inflação, foi o maior da história do município.

Entretanto, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) criticou o índice, alegando que a prefeitura não repôs adequadamente as perdas históricas da categoria – que seriam de 19,24%.O sindicato também reclama que a administração municipal não tratou os profissionais de forma isonômica, já que concederá um au­­mento maior aos professores.

Além disso, um outro projeto aprovado ontem incorpora parte da gratificação do PPQ ao salário dos servidores. O Sismuc reinvindicava a incorporação integral do PPQ.
Fonte: Gazeta do Povo 28/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário