quinta-feira, março 01, 2012

Unidade Paraná Seguro é instalada na região do Uberaba


Aproximadamente 450 policiais militares, civis e guardas municipais participam de uma ação na região do bairro Uberaba, em Curitiba, na manhã desta quinta-feira (1º), para instalar a primeria unidade pacificadora do estado. O projeto piloto do Paraná é semelhante ao do Rio de Janeiro, porém, a Unidade Paraná Seguro (UPS) – como é chamada aqui – não conta com a participação do Exército (como ocorre na versão carioca), mas com as polícias Militar e Civil do estado.

Polícia Militar e Guarda Municipal participam de ação no Uberaba, em Curitiba
Trinta e quatro mandados de busca e apreensão devem ser cumpridos na região do Uberaba, segundo afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, em entrevista ao Bom Dia Paraná, da RPCTV.

Não serão UPPs

Em setembro de 2011, quando ainda não comandava a PM, o coronel Roberson Bondaruk havia adiantado que o modelo paranaense não está baseado nas UPPs cariocas e que a polícia e secretarias municipais buscariam uma forma diferente de trabalhar em bolsões de pobreza. De acordo com Bondaruk, a ideia era que as regiões se tornassem espaços sustentáveis de segurança, para que, em longo prazo, não houvesse necessidade de “intervenções agudas” da polícia. Na entrevista coletiva de troca de comando da PM, o secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, também havia negado que o projeto paranaense seria embasado no modelo implantado no Rio de Janeiro.

Fonte: Gazeta do povo 01/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário