sexta-feira, novembro 02, 2012

Jardim Botânico é boa opção para o feriado



Para quem permanecer em Curitiba no feriado (2), uma ótima sugestão de passeio é o Jardim Botânico. O ponto turístico mais visitado da cidade tem área total de 178 mil metros quadrados e recebe, em média, um milhão de pessoas a cada ano. No ano passado, foi o destino que registrou maior número de paradas do ônibus da Linha Turismo. 
Inaugurado há 21 anos, o Jardim Botânico é o endereço da cidade que concentra o maior número de espécies. “Há ali 150 mil unidades de flores, substituídas a cada três meses”, conta o diretor do departamento de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff.
 
Histórico – O Jardim Botânico de Curitiba é uma área protegida, constituída por coleções de plantas vivas, cientificamente reconhecidas, organizadas e identificadas, com a finalidade de estudo, pesquisa e documentação.
O nome oficial é uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano de Curitiba.
Mais de 40% dos 178 mil metros quadrados correspondem a um Bosque de Preservação Permanente, com nascentes formadoras dos lagos.
Com 458 metros quadrados, a estufa de ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, abriga em seu interior exemplares vegetais característicos das regiões tropicais. 
 
O Jardim Botânico conta, desde 2008, com o Jardim das Sensações.  Os visitantes, vendados, reconhecem aproximadamente 70 espécies vegetais, como alecrim, arruda, losna, lavanda e cebolinha, treinando o tato e o olfato.
O Jardim das Sensações recebe em média 250.000 visitantes/ano, entre passeios livres e visitas monitoradas para escolares e grupos organizados.
Outra atração do Jardim Botânico é o Museu Botânico Municipal. A instituição é credenciada como Instituição Fiel Depositária de Amostras de Componentes do Patrimônio Genético, pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético – CGEN – desde 2003.
Conta com um dos maiores herbários do Brasil com acervo de aproximadamente 400 mil espécies (o quarto maior do Brasil) e destaca-se por manter uma das maiores coleções de plantas do país,  o que atrai cientistas e pesquisadores de todo o mundo.
 
O Jardim Área: 178 mil m2
Localização: Av. Professor Lothario Meissner x Rua Engenheiro Ostoja Roguski
Bairro: Jardim Botânico
Inaugurado em 5 de outubro de 1991
Fauna: Gambá, tatu, caxinguelê, preá, cutia, pequenos mamíferos, sapo, perereca, rã, bem-te-vi, João-de-barro, ananaí, sabiá-laranjeira, sabiá-cavaleiro, sanhaço, pomba asa-branca, chupim e gralha-picaça.
Flora: Araucária, imbuia, cedro, aroeira, pimenteira, pitangueira, bromélias e orquídeas.
Equipamentos: Estufa, Espaço Cultural, Museu Botânico Municipal, bistrô, jardim em estilo francês, Jardim das Sensações, lagos, fontes, pista de caminhada, sanitários públicos, loja, equipamentos de ginástica e estacionamentos.
SERVIÇO:O acesso ao Jardim Botânico é gratuito. O local fica aberto diariamente das 6 às 21 horas (horário especial de verão).
As linhas de ônibus que passam pelo Jardim são Cabral-Portão; Pinhais-Rui Barbosa e Centenário-Campo Comprido, além da Linha Turismo.

Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/jardim-botanico-e-boa-opcao-para-o-feriado/27857

Nenhum comentário:

Postar um comentário