segunda-feira, novembro 05, 2012

Seminário discute equidade no mundo do trabalho nesta terça

A Prefeitura de Curitiba promoverá na terça-feira (6), no Salão de Atos do parque Barigui, Seminário Municipal para a Equidade de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho de Curitiba. O encontro irá das 8h30 às 12h. A promoção é do Comitê Intersetorial do Programa de Equidade de Gênero e Raça de Curitiba. São esperados 400 participantes.

O primeiro tema apresentado no encontro será Rede de Organizações Signatárias do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça – 4ª Edição/ Case Prefeitura de Curitiba, com a expositora: Marisa Mendes de Souza, articuladora do Comitê Intersetorial do Programa de Equidade de Gênero e Raça de Curitiba.

Em seguida, será apresentado o case SESI Paraná, com Renata Thereza Fagundes Cunha, coordenadora técnica do Programa de Equidade de Gênero e Raça SESI/SENAI-PR e Integrante do Grupo Nacional Assessor da Sociedade Civil da ONU Mulheres/Brasil. 

Depois, o case COPEL , com Ivete Eurich, vice-coordenadora do Programa de Equidade de Gênero e Raça da Companhia Paranaense de Energia. O mediador será o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense. Às 9h45 haverá debates e logo em seguida uma apresentação do Teatro de Fantoches da Guarda Municipal.

Às 10h20 está marcada a mesa-redonda Conceitos e Paradigmas no Mundo do Trabalho, com o tema A importância da valorização da Diversidade Étnico-Racial. A palestrante será Marcilene Garcia de Souza, graduada em Ciência Sociais, especialista em História da África e Cultura Africana e Relações Interetnicas na Educação Brasileira, mestre e doutora em Sociologia. 

O próximo tema será Equidade de Gênero no Brasil, com Marcolino de Gomes de Oliveira Neto, especialista em História da Arte e Cultura Africana e Afrobrasileira, Mestre em Educação. O mediador também será o secretário Paulo Bracarense. Às 11h20 haverá novo debate e em seguida o encerramento do seminário.

IgualdadeA Organização Internacional do Trabalho instituiu em 1999 o conceito de Trabalho Decente: “Trabalho Decente é aquele justamente remunerado, exercido em condições de equidade, liberdade e segurança e capaz de garantir uma vida digna”. 

O governo brasileiro e a Organização Internacional do Trabalho, em consulta às organizações de empregadores e de trabalhadores, elaboraram uma Agenda Nacional de Trabalho Decente lançada em maio de 2006, que serviu de pilar para o Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente de 2010.

Uma das prioridades da Agenda Nacional de Trabalho Decente é “Gerar Mais e Melhores Empregos, com Igualdade de Oportunidades e de Tratamento”, considerando que tem aumentado o reconhecimento de que as condições e causas da pobreza são diferentes para mulheres e homens, negros e brancos. 

O gênero e a raça/etnia são fatores que determinam as possibilidades de acesso ao emprego, assim como as condições em que esse se exerce. Desse modo, condicionam a forma pela qual os indivíduos e as famílias vivenciam a pobreza e conseguem ou não superá-la. 

Como uma das ações da Agenda Curitiba de Trabalho Decente que tem como eixo prioritário a Equidade de Gênero e Raça, a Prefeitura de Curitiba, através da articulação da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, aderiu à 4ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça – 2011/2012 da Secretaria de Políticas para as Mulheres. O programa consiste em desenvolver novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional para alcançar a equidade de gênero e raça no mundo do trabalho. 

O seminário apresentará as ações para implantação do programa na administração municipal, desenvolvidas pelo Comitê Intersetorial do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça de Curitiba, bem como a experiência da COPEL e do SESI, proporcionando  também  uma grande oportunidade aos participantes para conhecimento e discussão de temas que envolvem a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens de todas as raças  e etnias.

Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/seminario-discute-equidade-no-mundo-do-trabalho-nesta-terca/27863

Nenhum comentário:

Postar um comentário