domingo, fevereiro 16, 2014

Área da bacia do rio Formosa é recuperada
















A Companhia de Habitação Popular (Cohab) e a Prefeitura de Curitiba estão recuperando um trecho de um quilômetro de margens de rios da bacia Formosa. No local, viviam 460 famílias, moradoras de cinco vilas, que foram transferidas para casas e sobrados do programa habitacional do Município. Agora, além da recomposição da vegetação ciliar, a área receberá equipamentos esportivos e de lazer para evitar uma nova ocupação indevida.
“O programa habitacional de Curitiba valoriza a questão ambiental. Além de oferecer moradia digna para famílias que viviam em locais impróprios para habitação, também estamos beneficiando quem estava fora da faixa de preservação do rio e permanece no local. Vamos restaurar a área degradada e dar a ela um novo uso. A cidade toda sai ganhando”, afirma o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues.

Entre a quarta-feira (12) e a sexta-feira (14), equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente fizeram a limpeza das margens e do próprio rio Formosa, para que posteriormente possam acontecer as obras de recuperação ambiental. A ação retirou do local 20 toneladas de entulhos jogados dentro do rio. Entre o material removido havia colchões, tapetes, madeira, embalagens plásticas e outros tipos de detritos.
Moradora da região desde 1990, Maria Tereza Galvão, de 51 anos, lamenta a atitude de parte da população, que despeja lixo nos rios. “Isso revolta a gente, é muito triste porque prejudica todo mundo, o rio sobe e acaba transbordando”, comenta. Sobre a ação de limpeza por parte da prefeitura ela destaca a importância. “É bem útil, mas a população precisa aprender a cuidar. Vai ficar ótimo depois que colocarem a grama e a calçada, acho que vai incentivar o pessoal a não sujar”, afirma.
A área que será recuperada vai contar com 900 metros de calçada compartilhada (ciclistas e pedestres), uma cancha de mini-futebol, dois parquinhos infantis, nove postes de iluminação, 400 metros de pavimentação de vias, além do plantio de 2,4 mil metros quadrados de grama e mais de 600 árvores nativas.

Reassentamentos
O projeto de intervenção da Cohab na bacia do rio Formosa contempla ao todo 1.794 famílias, que vieram das vilas Uberlândia, Canaã, Leão, São José e Formosa. Deste total, 1.160 recebem obras de infraestrutura e regularização fundiária e 634 (que estão dentro da faixa de preservação do rio) estão sendo transferidas para casas novas em três diferentes conjuntos: Moradias Ferrovila Minas Gerais, Moradias Arroio e Moradias Ilha do Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário