sexta-feira, fevereiro 14, 2014

Fórum Mundial da Bicicleta discute mobilidade e ações do cicloativismo
















O 3º Fórum Mundial da Bicicleta – Cidade em Equilíbrio – teve início na noite de quinta-feira (13) no Teatro da Reitoria da Universidade Federal (UFPR). O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba, discute mobilidade urbana, urbanismo, ações do cicloativismo além de promover oficinas e atividades ao ar livre tendo a bicicleta como foco principal.  
O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, participou da solenidade, ao lado do reitor da UFPR, Zaki Akel, e representantes do cicloativismo como Goura Nataraj (Curitiba), Lívia Araújo (Porto Alegre/RS) e André Geraldo Soares (Balneário Camboriu/SC). Fruet disse que receber o fórum mundial da bicicleta é motivo de orgulho para a cidade e ressaltou que o evento tem um caráter de mobilização e de provocação tanto do poder público, quanto da sociedade. “Um dos desafios é a mudança de cultura para que as pessoas entendam que a mobilidade não é só o carro ou mobilidade individual. Temos que incentivar cada vez mais opções ecológicas e novos modais e ter uma convivência compartilhada”, afirmou.  

Entre os diversos projetos e investimentos da administração municipal para o incentivo do uso da bicicleta na capital, o prefeito destacou a assinatura do decreto que estabelece a obrigatoriedade de implantação de área de estacionamento para motocicletas e bicicletas em prédios residenciais não habitacionais, adequação de projetos viários, a Praça de Bolso dos Ciclistas, instalação de paraciclos, recuperação de 30 quilômetros de ciclovias, e implantação de bicicaixas e da via calma na Avenida Sete de Setembro. “Estamos aumentando o número de usuários de bicicletas e dentro da estrutura da Prefeitura incentivamos essa cultura de olhar para os novos modais”, disse.   
O respeito entre os modais e o convívio mais pacífico entre eles para a valorização da vida é o objetivo principal do fórum na visão de Goura, um dos responsáveis por trazer o evento à capital paranaense. “Queremos que a cidade e seus cidadãos encarem a discussão sobre trânsito de uma forma mais ampla, que abranja a integridade, o respeito ao pedestre, aos ciclistas, às pessoas com deficiência. Não podemos aceitar como normal uma cidade com trânsito tão agressivo. Precisamos pensar a cidade como multimodal e equilibrar Curitiba pensando em mais espaços para pedestres e ciclistas”, afirmou. Para ele, Curitiba passa por uma transformação e o momento é de voltar a ser uma cidade inovadora investindo maciçamente em políticas públicas para pedestres e bicicletas. 
A abertura do evento foi no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, instituição que tem contribuído para a divulgação do uso da bicicleta, através do projeto Ciclovida.  Segundo o reitor, ao receber o fórum, a Universidade abre suas portas para acolher a causa da bicicleta e dar visibilidade a ela. “Quando a UFPR sedia um evento ela acaba trazendo todas as forças sociais, governos e ONGs para refletir e discutir políticas públicas e questões concretas e pragmáticas e fazer com que a comunidade se envolva mais com o assunto, já que são mais de 40 mil pessoas nos vários campi da universidade”,  disse Akel.

Também estiveram na solenidade de abertura a vice-prefeita de Curitiba Mirian Gonçalves, o presidente da Câmara Municipal Paulo Salamuni, o vereador Bruno Pessuti, a deputada Rosane Ferreira, o secretário estadual do Meio Ambiente Luis Eduardo Cheida e o presidente do IPPUC Sérgio Pires.
Programação
O III Fórum Mundial da Bicicleta se estende até domingo (16) com atividades espalhadas por toda a cidade. Para conhecer a programação clique Aqui.
Curitiba é a primeira cidade a sediar o Fórum Mundial, excetuando Porto Alegre, localidade que criou e organizou as duas primeiras edições do evento (2012 e 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário