quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Ex-deputado acusado de matar em acidente de carro vai a júri popular

Carli Filho (Foto: Reprodução/ RPC TV)Decisão foi unânime (Foto: Reprodução/ RPC TV)

Fernando Ribas Carli Filho será julgado por homicídio com dolo eventual.
Em 2009, acidente envolvendo ex-parlamentar matou dois em Curitiba.


Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná decidiu nesta quinta-feira (20) que o ex-deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho, acusado de matar dois jovens em um acidente de trânsito em maio de 2009, vai responder por homicídio com dolo eventual – quando o cidadão assume o risco de cometer o delito – e, portanto, irá a júri popular.  A decisão foi unânime entre os três desembargadores, assim como a suspensão do exame de alcoolemia, já que foi realizado sem o consentimento de Carli Filho.  As amostras de sangue foram colhidas quando ele estava incosciente no hospital.

O julgamento começou com uma introdução do relator do caso, desembargador Telmo Cherem, e prosseguiu com a fala dos advogados de defesa do ex-deputado e de assistência de acusação. Ainda não há data para o julgamento do réu.

Em 7 de maio de 2009, o carro blindado que o então deputado dirigia decolou em um trecho da Avenida Monsenhor Ivo Zanlorenzi, atingindo o veículo das vítimas, que entrava na mesma avenida fazendo uma conversão à esquerda. Oinquérito policial apontou que Carli Filho dirigia com velocidade entre 161 e 173 km/h; que ele estava com a carteira de habilitação suspensa por excesso de multas de trânsito; e que havia ingerido quantidade de álcool quatro vezes acima da tolerada à época. Se for condenado, pode pegar até vinte anos de prisão, com possibilidade de aumento de até 50% da pena por ter havido mais de uma vítima.
O júri popular chegou a ser marcado para 26 de março de 2013, mas foi suspenso quando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) percebeu que um recurso do Ministério Público (MP) não havia sido julgado pelo TJ-PR anteriormente.
Até o momento da publicação, a reportagem não conseguiu entrar em contato com o advogado de defesa do ex-deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário