quinta-feira, junho 21, 2012

Comitê discute ocorrência de gripe

A ocorrência e o atendimento de casos de gripe A / H1N1 em Curitiba será o assunto da reunião trimestral do Comitê Municipal de Resposta às Emergências em Saúde Pública (Comresp), que acontecerá nesta quinta-feira (21), a partir das 10h, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde. O Comitê é formado por 33 entidades de diversos setores.
O evento será coordenado pela diretora do Centro de Epidemiologia do órgão, Karin Luhm. “Vamos apresentar o panorama da doença no município, bem como o que a rede municipal de saúde faz no contexto do seu manejo e prevenção”, informa.
Neste ano a doença – que foi epidemia mundial em 2009 e hoje faz parte do quadro sazonal das síndromes gripais – registra 24 casos em Curitiba, com dois óbitos. Metade dos pacientes com resultado positivo para H1N1 foram tratados ambulatorialmente e metade precisou de internamento hospitalar.
Na rede municipal de saúde de Curitiba, pacientes em situação clínica que se encaixa na definição de síndrome gripal - combinação de febre alta (maior que 38º C) de início abrupto acompanhada de tosse ou também de outros sintomas respiratórios - são tratados com o medicamento oseltamivir ou Tamiflu.
O medicamento também é fornecido gratuitamente para quem é diagnosticado por médico do sistema de saúde suplementar (particular e convênios). Podem ter acesso a ele todos os pacientes que apresentarem, nos Centros Municipais de Urgências Médicas (CMUMs), o formulário de dispensação em duas vias, preenchido e assinado pelo médico responsável pelo diagnóstico, além da receita atual.
Medidas - Além de cuidar da vigilância e da assistência aos casos de gripe, as autoridades sanitárias enfatizam a importância das medidas de prevenção do contágio e que devem ser observadas durante todo o ano. Lavagem constante de mãos e uso de lenço descartável ao tossir ou espirrar, além de manter os ambientes arejados (residências, escolas, universidades, escritórios, ônibus e carros que transportem mais de uma pessoa) estão entre as medidas indispensáveis. “São condutas que devem fazer parte da rotina de todos e ensinadas às crianças”, observa Karin.
Para não deixar as pessoas esqueceram de praticar esses cuidados, os ônibus da cidade passaram a circular com o cartaz de divulgação das medidas de prevenção. “Esperamos continuar contando com a colaboração do público, de quem depende o sucesso da prevenção”, diz Karin.
Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br 20/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário