terça-feira, junho 19, 2012

Empresa gaúcha tem maior nota em 1.ª fase de concessão


Foi divulgado na manhã de ontem o resultado da avaliação das propostas técnicas para revitalização e operação da Pedreira Paulo Leminski, Ópera de Arame e Parque Náutico do Iguaçu. As duas empresas que concorrem para a concessão dos três espaços receberam as seguintes notas nesta etapa: A gaúcha DC Set Eventos Ltda obteve 90,2 e Parnaxx Ltda, 41,4. Na próxima fase serão analisadas as propostas econômicas das empresas e em seguida a qualificação da vencedora. O resultado final deve ser divulgado até o fim do mês que vem.
Polêmica
Processo de licitação gera elogios e críticas
O processo de licitação tem gerado opiniões controversas em diversos setores da sociedade. Prefeito responsável pela criação da Pedreira Paulo Leminski e da Ópera de Arame, no início da década de 1990, Jaime Lerner vê a reativação desses espaços como algo benéfico para a cidade. “Retomar as atividades culturais desses lugares é fundamental: acho natural que isso ocorra com a Pedreira e a Ópera, porém o Parque Náutico deveria ser um processo separado.”
Para a compositora e filha de Paulo Leminski, Estrela, existem dúvidas sobre a preocupação da empresa vencedora em resgatar o sentido histórico e cultural dos espaços. “A Pedreira foi criada para ser um espaço amplo de cultura, com um local destinado a explicar ao turista quem foi Paulo Leminski. Se hoje nada é feito, será que a empresa que ganhar a licitação irá se preocupar com isso?”
O superintendente de con­­cessões da Secretaria Mu­nicipal de Administração Pú­blica (Smad), Wilson Justus, explica que uma comissão formada por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, de Urbanismo, do IPPUC e da Fundação Cultural analisou as propostas técnicas das empresas interessadas. Essa comissão atribuiu notas de acordo com a segurança dos usuários, adequação à paisagem urbana, funcionalidade, durabilidade e qualidade dos materiais aplicados na renovação das estruturas.
Agora, está aberto o período de cinco dias para a apresentação de recursos, quando uma empresa poderá questionar a sua própria nota ou a da concorrente. Ao fim deste prazo começa a análise das propostas econômicas, em que as concorrentes puderam oferecer como investimento valores acima de R$ 15 milhões. “Quanto mais oferecer, mais pontos ganha, e o mesmo acontece com a porcentagem destinada para o imposto sobre serviço (ISS), com o mínimo partindo de 4%. No fim são somados os pontos e divulgado o resultado da etapa”, diz.
A empresa que obtiver a melhor combinação dos resultados da primeira e da segunda fase passará pela avaliação dos documentos que comprovam sua capacidade técnica para administrar os espaços. “Os envelopes com as propostas econômicas e com a documentação devem ser abertos até o mês que vem, para divulgarmos o resultado até o final de julho”, fala.
Fonte: gazeta do Povo 19/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário