domingo, junho 17, 2012

Miriam Gonçalves é escolhida pelo PT como vice de Fruet


PT de Curitiba decidiu indicar a advogada Miriam Gonçalves para ser vice na chapa liderada pelo pré-candidato à Prefeitura de Curitiba Gustavo Fruet (PDT), que tem o apoio também do PV, para as Eleições Municipais de 2012. O nome foi escolhido depois de uma votação entre os delegados da legenda realizada no início da noite desta sábado (16) em convenção do partido realizada no Clube dos Subtenentes e Sargentos de Curitiba, no Centro Cívico da capital.
A disputa principal se deu entre os nomes da ex-vereadora Roseli Isidoro, atual presidente municipal do PT, e a advogada Miriam Gonçalves, que até janeiro deste ano era vice-presidente da legenda na capital. Ao todo, 113 delegados votaram em Miriam e outros cem em Roseli, que foi apresentada em seguida como pré-candidata do partido á vereadora. Foram registrados 7 votos nulos.
Os outros nomes cogitados para serem indicados como vice de Fruet eram do o ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Roni Barbosa e do vereador Pedro Paulo. Ambos desistiram da indicação antes da votação. “Todos ganhamos. Vamos sair unidos para uma campanha que há muito tempo não se via em Curitiba. Vamos fazer uma campanha nos bairros. Vamos amassar barro”, disse Miriam.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, declarou que conversou com Fruet assim que a decisão do PT foi oficializada. “O Gustavo recebeu muito bem o nome da Mirian para a vice e disse que iria ligar em seguida para ela.” Roseli Isidoro também elogiou a concorrente. ““Vejo a decisão do PT com muita tranquilidade. Nossa democracia é que o nos distingue de outros partidos. Não tenho dúvida de que a Miriam vai cumprir o papel que lhe cabe com a mesma determinação que eu teria.”
Miriam deixou o comando do partido no início deste ano por não concordar com a forma com que a coligação com Gustavo Fruet estava sendo decidida pelo PT. Na época, havia militantes que defendiam o lançamento de um candidato próprio pela legenda. Em nota distribuída no início de fevereiro, a advogada elogia o pedetista, mas dizia que “essa é a divergência fundamental que venho explicitando nos últimos meses: ou construímos coletivamente uma aliança fundada em princípios e parâmetros claros ou, a candidatura própria se apresenta como a opção mais coerente.”
Fruet
O pré-candidato a prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, era esperado na convenção petista, mas não apareceu. Por telefone após o resultado, ele disse que a escolha do vice pelo PT é fruto da democracia interna do partido. Para ele, a escolha de Mirim dará “maior unidade para legenda”, já que o campo minoritário do partido, defensor anteriormente de um candidatura própria, apoiou a advogada.
Vereadores
Na convenção, o PT definiu ainda os nomes que devem lançar como candidatos a vereador. No total, o partido aprovou cerca 65 pré-candidatos. Ficou definido ainda no encontro da legenda neste sábado que os três atuais vereadores do PT serão novamente candidatos neste ano: Pedro Paulo, Professora Josete e Jonny Stica.
O número de pré-candidatos a vereador do partido ainda não é definitivo, já que poderá variar após a legenda definir que tipo de coligação para a eleição proporcional (Legislativo) o PT fará em Curitiba. Uma das hipóteses é lançar chapa pura e a outra é coligar com os partidos aliados, como PDT e PV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário