sábado, junho 23, 2012

Curitiba vive hoje “supersábado” de convenções de partidos políticos

Uma semana antes do fim do prazo legal, sete partidos aproveitam o fim de semana para fazer suas convenções em Curitiba. Cinco legendas fazem seus encontros hoje: PDT, PV, PSD, PTB e PMDB. Amanhã, é a vez de PSol e PSL escolherem seu rumo nas eleições municipais de 2012.
A convenção mais imprevisível parece ser a do PMDB. O partido viveu um racha nos últimos meses: de um lado, há os que apoiam a candidatura do ex-prefeito e ex-ministro Rafael Greca. De outro, havia os que queriam apoiar a reeleição de Luciano Ducci (PSB). O grupo pró-Ducci, porém, vendo que não conseguiria impedir a candidatura própria, lançou uma candidatura alternativa, do deputado Reinhold Stephanes Jr.
O grupo favorável a Greca também afirma que, com o apoio do senador Roberto Requião, tem votos para vencer a convenção. Greca afirmou que a pré-candidatura de Stephanes irá “legitimar a vitória” de seu nome dentro do partido.Para o secretário municipal do partido, Doático Santos, um dos líderes da ala pró-Ducci, o processo de indicações foi disputado, mas a candidatura de Stephanes deve ser confirmada. “Estamos trabalhando em uma estratégia de vitória do deputado. Esperamos de 65 a 70 votos dos delegados”, diz. Ainda segundo Doático, o PMDB deve formar chapa pura e indicar 50 nomes para vereador em Curitiba. “Não é uma chapa muito forte em função das indefinições que dificultaram a formação de alianças. A candidatura imposta do [Rafael] Greca afastou muitas lideranças que apoiavam a coligação do partido”, conta.
Fruet
O PDT, partido do pré-candidato Gustavo Fruet, realiza sua convenção em conjunto com o PV, que já confirmou a aliança das legendas. Além do presidente estadual do PDT, Osmar Dias, três ministros estão confirmados para a reunião: o do Trabalho, Brizola Neto, o das Comunicações, Paulo Bernardo (PT), e a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, também do PT. O PT definiu no último sábado o nome da advogada Mírian Gonçalves como candidata a vice na chapa de Fruet.
Outro nome da política nacional que virá a Curitiba é o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD). O partido abre a convenção hoje, mas só define os candidatos no próximo dia 30. “Não devemos ter grandes polêmicas e vamos confirmar o apoio ao prefeito [Luciano Ducci (PSB)]”, afirma o deputado estadual Ney Leprevost, que figura como possível candidato a vice-prefeito na chapa com o PSB ao lado do radialista Luís Carlos Martins.
PTB
Segundo o secretário municipal do PTB em Curitiba, Paulo Kroneis, o partido também deve confirmar apoio ao atual prefeito. Porém, o deputado estadual Fábio Camargo, que também disputa a indicação entrou, na tarde de ontem, com um pedido de adiamento da convenção. Segundo Camargo, o local reservado para a reunião tem capacidade para 150 pessoas. Ele, sozinho, diz que irá levar 300 pessoas para o encontro. Até o fechamento desta edição, não houve uma resposta do PTB sobre o pedido de adiamento da convenção.
Esquerda
Já o PSol se reúne amanhã para oficializar a candidatura do advogado Bruno Meirinho a prefeito da cidade e acertar os últimos detalhes para alianças partidárias. Segundo Meirinho, a legenda pretende se coligar ao PCB e PSTU, como aconteceu nas eleições de 2008. “Nossa intenção é compor uma coligação de esquerda, mas ainda dependemos de formalizações para confirmar as alianças”. A professora Sueli Fernandes, também do PSol, será confirmada como candidata a vice na chapa do partido.
Fonte: Gazeta do Povo 23/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário