sexta-feira, junho 29, 2012

Professores vestem “Homem Nu” para reivindicar recursos à Educação

Um ato realizado nesta quinta-feira (28), no Centro Cívico de Curitiba, reuniu professores das quatro instituições federais do Paraná que estão em greve. Na Praça 19 de Dezembro, os manifestantes “vestiram” o monumento conhecido como “Homem Nu” com uma faixa, para chamar a atenção da sociedade à paralisação que já dura mais de 40 dias e que atinge 59 instituições federais de ensino em todo o país (entre elas, 57 universidades). Segundo o comando de greve, mais de 350 pessoas participaram da manifestação, entre professores, técnicos, alunos e servidores do governo.
Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Daniel Castellano/Gazeta do Povo / Ampliar imag
Os manifestantes se reuniram na Praça 19 de Dezembro, onde afixaram a faixa gigante que contém a inscrição: “Educação: se o governo não investe, o Homem Nu se veste”. Segundo a professora Astrid Ávila, integrante do comando de greve, a intenção foi fazer uma metáfora que mostrasse que o ensino público precisa de investimentos. “É preciso ‘vestir’ as universidades com os recursos necessários”, resumiu.
Da praça, o grupo marchou até a sede doBanco Central, na Avenida Cândido de Abreu, também no Centro Cívico. Lá, os professores terminaram o protesto na esperança que o governo retome as negociações. “Por nós, docentes, servidores e alunos, a greve já tinha acabado, mas o governo não apresenta contrapropostas”, disse Astrid. Segundo ela, a categoria reivindica a reestruturação da carreira de docente e melhorias nas condições de ensino.
Na Paraná, aderiram à paralisação a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o Instituto Federal do Paraná e a Universidade de Integração Latino-Americana.
Fonte: Gazeta do Povo 29/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário