sexta-feira, agosto 31, 2012

Fenômeno da "lua azul" é visto na noite desta sexta-feira



Esteja onde estiver no planeta, quem olhar para o céu nesta noite de sexta-feira (31) poderá observar o fenômeno da “lua azul”. O nome não tem relação com a cor do satélite, sendo apenas um apelido para a segunda lua 100% cheia vista dentro de um mesmo mês.
Segundo o professor José Manoel Luís da Silva, diretor do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, há duas possibilidades de ocorrência da lua azul: quando há luas cheias nos dia 1º e 30 ou nos dias 2 e 31 de um mesmo mês. Isso acontece porque o período de lunação tem aproximadamente 29 dias e 13 horas.

O fenômeno da lua azul pode acontecer em qualquer mês do ano – menos em fevereiro, que tem no máximo 29 dias. Ainda assim, a coincidência de duas luas cheias no mesmo mês acontece apenas a cada intervalo de dois a três anos. A próxima lua azul ocorrerá em 31 de julho de 2015, e o último registro havia sido feito em 31 de dezembro de 2009.
“A lua é prateada como sempre, mas ganhou esse nome por causa das sensações agradáveis que temos ao contemplá-la. Invoca embevecimento, ternura, suavidade”, diz o professor.
Pelo mundo
Em diversas partes do mundo o fenômeno também foi visto nesta sexta-feira (31)
Fonte: Gazeta do Povo 31/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário