sexta-feira, agosto 03, 2012

Polícia ocupa a Vila Osternack para implantação da 7ª UPS de Curitiba


Vila Osternack, que integra o bairro Sítio Cercado, de Curitiba, é alvo de uma ação policial, na manhã desta sexta-feira (3), para a implantação de uma Unidade Paraná Seguro (UPS). Segundo a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), participam da ação 280 policiais militares, 20 policiais civis, além de guardas municipais. Esta será a sétima UPS que será instalada na capital paranaense.
No início da manhã desta sexta, os policiais ocuparam a Vila Osternack e iniciaram o que as autoridades de segurança pública chamam de “ação de congelamento”: os agentes se posicionaram em pontos estratégicos, abordando veículos e pessoas, identificando-as.
“Queremos manter uma dinâmica de implantação das UPS para que o conceito não se perca”, disse o secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César.
Os 300 policiais devem permanecer na localidade até o domingo (5). A partir de então, com base nesses três dias de ocupação, a Sesp deve definir quantos agentes vão ficar de forma definitiva. Segundo o comandante do 13º Batalhão da PM, coronel Sussumo Ota, o módulo da UPS será inaugurado da segunda-feira (6). A sede ficará à Rua Eduardo Pinto da Rocha, a principal via da Osternack.
Segundo o secretário, a Vila Osternack foi escolhida para receber a unidade por causa do alto índice de homicídios da localidade. Levantamentos da Sesp apontam que todo o bairro Sítio Cercado é responsável por 8,5% das mortes violentas registradas neste ano em Curitiba e por 5% dos roubos ocorridos na capital. A UPS deve atender também vilas vizinhas à Osternack. De acordo com a Sesp, juntos, moradores do Sítio Cercado e Ganchinho representam 6% da população de Curitiba.
“Foi uma decisão estratégica pela violência da região do Sítio Cercado e do Ganchinho [bairro vizinho]. Com a presença policial, vamos reduzir os índices de criminalidade nesses locais”, disse o secretário.
Nas semanas anteriores à ocupação, a Polícia Civil realizou uma operação “preparatória” à implantação da UPS. Ao longo da ação, 37 pessoas foram detidas e seis autores de homicídio foram identificados. Dois quilos de crack foram apreendidos.
Só a Vila Osternack tem cerca de cinco mil habitantes. De acordo com a Sesp, um conjunto habitacional da Cohab deve ser inaugurado em breve, dobrando a população da localidade.
Almeida César disse que já está definido o cronograma de implantação de outras três UPSs em Curitiba ainda neste ano. A partir do próximo ano, o programa deve ser levado a cidades do interior do Paraná.
Fonte: Gazeta do Povo 03/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário