quarta-feira, agosto 22, 2012

Duas mulheres se casam em Curitiba na próxima sexta-feira

Será o primeiro casamento civil entre duas mulheres na cidade. Além da oficialização no cartório, as noivas preparam uma cerimônia para a bênção religiosa e comemoração


Está marcado para sexta-feira (24) o primeiro casamento civil entre duas mulheres em Curitiba.Verônica Mees e Maísa Manzi já viviam em regime de união estável e farão a conversão para matrimônio. “Nós estamos muito felizes”, comemora Maísa.
O casal convive há dez anos. “Primeiro, fizemos uma escritura particular, que ficou só entre nós. Depois, conseguimos declarar união estável”, explica Manzi.
Além da oficialização no cartório, as noivas prepararam uma cerimônia na sexta-feira à noite para bênção religiosa e comemoração. “Em Curitiba, o único pastor disposto a nos dar a benção já tinha um compromisso no dia. Então, a Verônica passou a procurar no interior do estado e encontrou um em Maringá”, explica Manzi.
Sobre o casamento, Manzi garante que será igual a uma cerimônia heterossexual. “Vai ter entrada da noiva, do pajem, dos padrinhos. A única diferença é que a cerimônia vai ter duas noivas”, diz.
Trâmite
A decisão de tentar o casamento civil veio quando uma amiga informou que havia um cartório na cidade que fazia a conversão. Depois ir ao Cartório do Portão, elas foram encaminhadas para o de Santa Quitéria, que era o responsável pela região do casal. “Entramos com o pedido, entregamos todos os documentos para habilitação do casamento. Correram os proclames, mas ninguém sabia se iria dar certo, porque, dependendo do entendimento do juiz que analisasse o caso, poderia dar uma negativa. Mas, graças a Deus, autorizaram”, afirma.
De acordo com informações do cartório, antes de marcar a data, foi preciso que o processo passasse pelo Ministério Público (MP) para emissão de parecer.
"Fonte" Gazeta do Povo

Um comentário:

  1. Legal!
    Também quero casar. Eu e minha companheira estamos juntas há 15 anos.

    ResponderExcluir