quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Dirigentes da educação discutem rumos da área


Secretários e dirigentes municipais de Educação de 270 cidades do Paraná estão em Curitiba para debater e trocar experiências sobre os cem primeiros dias de trabalho à frente de suas pastas. Durante a abertura do evento, nesta terça-feira (19), as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Curitiba neste ano, na área da educação, tiveram destaque e foram apontadas como modelos a serem seguidos pelos demais municípios.

A apresentação das metas priorizadas pela administração municipal de Curitiba para garantir qualidade de ensino público em uma rede formada por 140 mil estudantes e 17 mil profissionais da educação, foi feita pela secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo. “Acredito que todos podemos aprender uns com os outros, que nossas experiências servirão para a reflexão e novas ações. Até porque temos problemas e desafios comuns a todos”, disse Roberlayne.

Entre as metas apresentadas por Roberlayne, para a educação municipal de Curitiba, ao longo dos próximos anos, estão a ampliação dos investimentos para 30% da receita dos impostos e transferências, a universalização do atendimento das crianças de 4 a 5 anos e a ampliação das vagas para as crianças de 0 a três.

A educação integral também será ampliada, assim como serão mais expressivas as ações para zerar a taxa de analfabetismo da cidade que é de 2,18% da população, acima de 15 anos. Também foi tema da apresentação de Roberlayne, a implantação da hora atividade de 33% para os professores e a criação de um grupo de trabalho que discutirá e fará revisões no plano de carreira dos educadores.

O presidente da Undime, seção Paraná, Alyson Augusto Padilha falou sobre a importância da participação de Curitiba no fórum. “A experiência de um grande município é fundamental para a qualidade de nossos debates. Curitiba tem muitas boas práticas para dividir, em especial com os novos secretários que assumiram os cargos pela primeira vez”, disse Padilha.

A estimativa da Undime é de que a renovação do quadro de secretários e dirigentes municipais da educação tenha sido de 60%, em função da eleição de novos prefeitos em 2012.

Participaram da abertura do fórum, realizado no auditório do Cietep, o vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns, o diretor regional do Senai, Marco Secco, o deputado Estadual, Professor Lemos. Também estiveram presentes o presidente do Conselho Estadual da educação, Oscar Alves, a coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de educação do Paraná, Everly Marques Canto, a presidente do APP Sindicato, Marley Carvalho e o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Gabriel Gabão.

A Undime é uma associação civil, sem fins lucrativos, que coordena a formulação de políticas educacionais. A sua missão é articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=39847

Nenhum comentário:

Postar um comentário