segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Educação terá prioridade de recursos

O prefeito Gustavo Fruet declarou na manhã desta sexta-feira (1), durante reunião com diretores das escolas municipais de Curitiba, que deixará para a cidade como marca de sua administração, uma obra imaterial. “Quero ser reconhecido como o prefeito da Educação”, disse Fruet. No encontro, que reuniu no Salão de Atos do Parque Barigui mais de 500 profissionais do magistério, o prefeito ressaltou que seu mais importante compromisso de governo é fazer o maior investimento em educação da história de Curitiba.

“Serão investimentos gradativos, ao longo dos próximos quatro anos, até alcançarmos a meta de 30% de recursos do município, investidos na melhoria da educação, na expansão da oferta e na valorização de todos os profissionais”, disse o prefeito.

Fruet comunicou uma sequencia de eventos que serão realizados na rede municipal de ensino, a partir de março, para ampliar a participação da comunidade escolar e reforçar a relação de respeito e do diálogo aberto. Outras medidas prioritárias, que serão colocadas em prática neste início de gestão, foram pontuadas pelo prefeito. Entre elas a necessidade de reestruturação da carreira dos educadores, a implantação dos 33% de hora-atividade dos professores, a expansão de vagas na educação infantil e melhoria do ensino fundamental.

Organizada pela Secretaria Municipal da Educação, esta foi a primeira reunião de 2013 com todos os diretores e pedagogos das 183 escolas municipais. O objetivo foi iniciar as discussões sobre a nova proposta pedagógica que será desenvolvida nas unidades de ensino, a partir deste ano.

O foco do trabalho será o resgate da função social, histórica e cultural, com ações voltadas prioritariamente para a qualidade da aprendizagem, em todas as áreas do conhecimento. Excessos de projetos e programas nas escolas serão evitados, buscando integração e maior unidade pedagógica nos que já existem. Será colocado em prática um amplo programa de capacitação e formação profissional, assegurando o bom desempenho do profissional em sala de aula.

A secretária municipal da Educação,Roberlayne Borges Roballo, evidenciou a reformulação de quase a totalidade da equipe da pasta. As mudanças obedeceram acritérios que consideraram a necessidade de renovação do grupo, mas principalmente o reconhecimento e valorização das carreiras dos servidores.

Quase 100% dos novos diretores e coordenadores dos departamentos e as chefias de núcleos de educação são da carreira do magistério. “Vivemos outros tempos. Precisamos inovar, vencer desafios e paradigmas, porém, temos a responsabilidade de manter viva a nossa história. De reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido por cada pessoa da rede”, disse Roberlayne.

Além do resgate histórico sobre a história do magistério municipal de Curitiba, os diretores e pedagogos participaram de discussões sobre a organização dos trabalhos iniciais nas escolas, a reorganização da Semana de Estudos Pedagógicos (SEP) e a organização das equipes nas unidades para a implantação dos 33% de hora atividade - que confere aos professores um terço da carga horária destinada à preparação de aulas, correção de provas e demais tarefas relacionadas à docência – recebendo salário para isso.
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=39779&PHPSESSID=51b4f8eb768aac9f334786ba4c6b0523

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