sexta-feira, fevereiro 01, 2013

Legislativo apoia campanha pela erradicação da pichação na capital


A Câmara Municipal de Curitiba participou, nesta quarta-feira (30), da solenidade de assinatura de termo de parceria entre a Associação Comercial do Paraná (ACP) e a prefeitura para a erradicação da pichação em prédios públicos e privados da capital e do estado. Com o mote “Pichação é crime. Denuncie.”, a campanha tem o apoio de diversas entidades, como as polícias Civil e Militar, a Guarda Municipal, veículos de comunicação e instituição de ensino.

“A Câmara diz sim e estará integrada à campanha”, declarou o presidente da Casa, Paulo Salamuni. Também participaram da cerimônia, realizada na sede da ACP, os vereadores Pedro Paulo (PT), líder do prefeito na Câmara; Ailton Araújo (PSC), primeiro-secretário; Carla Pimentel (PSC); Chico do Uberaba (PMN), corregedor substituto; Geovane Fernandes (PTB); Julieta Reis (DEM), segunda vice-presidente; Mauro Ignácio (PSB) e Serginho do Posto (PSDB), segundo-secretário.

O presidente da ACP, Edson José Ramon, destacou que a iniciativa pretende mobilizar e conscientizar a sociedade contra “esse ato de vandalismo, que chega quase à beira do descontrole”. O prefeito Gustavo Fruet disse que o Executivo municipal vai trabalhar, a curto prazo, com o fortalecimento das ações da Guarda Municipal, por meio do aumento do efetivo para o acompanhamento de denúncias contra a pichação, pelo telefone 153. Em 2012, de acordo com ele, foram atendidas 1.025 ocorrências, um índice 40% superior ao do ano anterior. “Temos que conter esse descontrole”, sinalizou.

A médio e longo prazos, explicou o prefeito, o foco é a prevenção, com ações educativas. A secretário municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, participou da cerimônia de assinatura do termo de cooperação. Fruet reforçou, durante o evento, o compromisso junto à ACP. 
Será realizado, neste domingo (3), ato voluntário para pintar edifícios pichados da região central. A tinta foi doada e os participantes devem levar seus próprios pincéis. O movimento se reúne em frente à sede da ACP, com saída às 9h. 
A solenidade também contou com a presença, dentre outras autoridades, do procurador-geral do município, Joel Macedo Soares Pereira Neto; do secretário municipal do Urbanismo, Reginaldo Luiz dos Santos Cordeiro; do delegado-chefe da Delegacia de Homicídios, Rubens Recalcatti, que representou a Polícia Civil; do major Luiz Marcelo Maziero, representando a Polícia Militar; do inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, diretor da Guarda Municipal, e do vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Hélio Bampi.

No plenário

Durante a reunião, o prefeito anunciou que participa da sessão de instalação da 16ª legislatura da Câmara de Curitiba, na próxima segunda (4), e vai apresentar relatório do primeiro mês da gestão e da situação financeira do Executivo municipal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário