segunda-feira, fevereiro 18, 2013

MEIO AMBIENTE, Jardim das Sensações atrai visitantes do Brasil e exterior


principal

 Sentir a textura e o aroma de uma planta ou identificar uma flor apenas pelo toque. Essas experiências são incentivadas no Jardim das Sensações, atração localizada dentro do Jardim Botânico de Curitiba e que recebe em média 360 mil visitantes a cada ano.
“No mês passado (janeiro de 2013), registramos um público recorde de 35 mil pessoas”, informou a bióloga Ely de Moraes Marcelino, chefe de divisão do Jardim Botânico. Ela explicou que a média de visitantes vem crescendo gradativamente.


Quando o Jardim das Sensações foi inaugurado, em dezembro de 2008, recebíamos 15 mil visitantes por mês. “Hoje, chegamos a ter 3 mil pessoas num único sábado ou domingo”, contou Ely. “Muitos turistas querem conhecer o Jardim das Sensações”.
Um exemplo é a professora de inglês chilena, Carolina Pizarro. Pela primeira vez em Curitiba, ela pesquisou bastante sobre a cidade antes de viajar. “Quando vi a atração na internet, me interessei imediatamente pelo Jardim das Sensações”, disse.
Nesta sexta-feira (15), ela percorreu calmamente o belo trajeto de 200 metros, onde estão dezenas de plantas nativas, medicinais, aromáticas e medicinais. “Estou adorando o passeio e com certeza vou recomendar aos meus amigos no Chile”, disse Carolina.
Todas as plantas estão identificadas, inclusive em braile. O percurso pode ser feito com vendas descartáveis, fornecidas na entrada do próprio local. Entre as plantas mais adoradas pelos visitantes estão a alfavaca, que possui um aroma delicioso, e a orelha de lebre, pela textura de bichinho de pelúcia.
O objetivo de vendar os olhos é possibilitar ao visitante um contato mais intenso com as texturas, formas e aromas das plantas. “É uma experiência única que se leva para a vida”, explicou Ely. “As pessoas passam a valorizar ainda mais o que elas têm e se tornam mais sensíveis às causas dos outros”, comentou.
Durante o passeio, a estudante de Biologia da Universidade Federal do Paraná, Karolyne Gonçalves da Silva, preferiu usar a venda e confirmou que a experiência vale à pena. Ela estava acompanhada dos colegas Bruno Reis Martins e Rafael de Oliveira Fratonino, que já haviam feito o trajeto.
Os três brincavam com as tentativas de Karolyne adivinhar qual eram as plantas.
“É uma sensação divertida e estranha ao mesmo tempo”, disse Karolyne. “É muito difícil diferenciar as plantas pela textura e pelo cheiro e decifrar qual é qual”, comentou a estudante. “Vale muito à pena”.
A médica Elilza Schmitz, que mora bem próximo ao Jardim Botânico, levou a mãe, os dois filhos e dois sobrinhos seus até o Jardim das Sensações. “Pela primeira vez, fiz o trajeto com venda nos olhos e a experiência foi completamente diferente”, informou.
Ela explicou às crianças que a sensação que estavam tendo era a mesma que as pessoas com deficiência experimentam quando lêem em braile, por exemplo. “A experiência foi bem importante para mim”, comentou o seu filho, Thomas, de 9 anos. “Nunca vou esquecer”.
Acesso 
A entrada para percorrer o Jardim das Sensações é gratuita e o espaço fica aberto de terça a domingo, das 9 às 17 horas. Monitores auxiliam e orientam os visitantes. O Jardim Botânico de Curitiba fica localizado na Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 690, fone (41) 3362-1800.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário