sexta-feira, fevereiro 22, 2013

SÍMBOLOS DA JMJ CHEGAM A CURITIBA


Acontece neste final de semana, em Curitiba/PR, o Bote Fé, evento de acolhida dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude. O momento principal será realizado na Praça N. Sra. da Salette, no dia 23 de fevereiro, no Centro Cívico, a partir das 9h, mas a peregrinação segue até o dia 26, terça-feira, em outros locais da cidade.
A programação pensada para contemplar momentos de celebração, formação e solidariedade, inclui shows com cantores populares católicos, atividades esportivas, espaços para comunidades terapêuticas de combate anti-drogas, doação de sangue em parceria com bancos de sangue da cidade e outras atrações. A proposta é promover um grande encontro de multidão para marcar a chegada dos símbolos em diversos ambientes e aproveitar a oportunidade para oferecer a reflexão sobre a realidade juvenil em diferentes meios. Por este motivo, os símbolos irão percorrer a periferia, estarão junto aos dependentes químicos, parques da cidade e demais ambientes nos quais a juventude se faz presente.
Peregrinação - Durante o Ano Santo comemorativo dos 1950 anos da Redenção, proclamado de 25 de março de 1.983 a 22 de abril de 1.984, uma grande cruz de madeira de 3,8m de altura, foi colocada ao lado do Altar Mor da Basílica de São Pedro, em Roma. Este foi o principal símbolo do Jubileu proclamado pelo Papa. Ao final deste ano, como milhares de jovens recorreram à celebração do Domingo de Ramos, o Santo Padre, o Bem Aventurado João Paulo II, decidiu entregar esta cruz à juventude do mundo para que percorresse diferentes países como símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Em Dezembro de 1985, com o anúncio da Primeira Jornada Mundial da Juventude para 1986, a Cruz passou a acompanhar estes eventos e tornou-se seu principal símbolo.
O Ícone de Nossa Senhora foi dado de presente aos jovens pelo mesmo Santo Padre, em 2003, durante a Jornada Mundial da Juventude, para acompanhar as Jornadas, junto com a Cruz como sinal da presença materna de Maria. Desde então, o ícone – uma cópia fiel de um antiquíssimo ícone encontrado na Basílica de Santa Maria Maior – tem acompanhado a Cruz em suas peregrinações.
O Brasil já vive o clima da Jornada, com a peregrinação dos símbolos que desde o dia 18 de setembro de 2011 estão no país e percorrem todas as dioceses brasileiras e os países do Cone Sul. A etapa final acontecerá no Sul de Minas, no Vale do Paraíba/SP e, finalmente, no estado do Rio de Janeiro, aonde os símbolos chegam em abril de 2013.
Além do Bote Fé a preparação para a JMJ - que deverá reunir mais de 2,5 milhões de jovens de todo o mundo para o encontro com o Papa Bento XVI, no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho de 2013 -, Curitiba também vai realizar a Semana Missionária para acolher os peregrinos uma semana antes, de 14 a 20 de julho.

 Programação Bote Fé Curitiba



Sábado, dia 23/02/2013·  

       Das 9h às 21h20: celebração de acolhida dos símbolos da JMJ na Praça N. Sra de Salete, Centro Cívico.  Presenças das bandas locais e nacionais: pe. Reginaldo Manzotti, Rafael Jesus, Márcio Cruz, Estância Divina, Abner Santos, Ziza Fernandes, Adoração e Vida, Banda Dominus e Missionário Shalom, além de diversas atrações no palco e em todo o espaço do evento;
·         21h30h: os símbolos seguem em procissão até a Catedral Basílica, passando pelo Largo da Ordem;
·         Das 0h até o dia seguinte: vigília na Catedral Basílica organizada pelos jovens das Novas Comunidades e Movimentos Juvenis.

Obs.: Dom Moacyr José Vitti, arcebispo metropolitano de Curitiba, preside a celebração da Santa Missa, às 15h, no palco central, na praça N. Sra. de Salete.


Domingo, dia 24/02/2013·  




       Das 7h às 13h: continuação do Bote Fé Curitiba, com momento especial da Comunidade da Eparquia Ucraíno-Católica São João Batista. Divina Liturgia, danças folclóricas e shows;
·         14h: presença dos símbolos no Parque Barigui para uma tarde de missão jovem, realizada pelos jovens da Arquidiocese de Curitiba;
·         18h: peregrinação para Colombo (Vila Zumbi) e vigília durante toda a noite, organizada pelos jovens da Pastoral da Juventude e Jovens ligados às congregações religiosas.


Segunda-feira, dia 25/02/2013· 

  
      5h: saída dos símbolos da Vila Zumbi sentido Almirante Tamandaré;
·         6h: chegada em Almirante Tamandaré, paróquia Anjo da Guarda;
·         8h: saída dos Símbolos da JMJ de Almirante Tamandaré rumo a Campo Largo;
·         9h: presença no Educandário Feminino, para adolescentes em situação de risco, no bairro Mercês;
·         11h: atividade dos Jovens de Campo Largo, na Matriz N. Sra da Piedade, encerrando-se com a Santa Missa;
·         13h: saída dos símbolos de Campo Largo rumo a Curitiba;
·         14h: presença dos símbolos no Colégio Marista Paranaense para atividade com estudantes;
·         16h: presença dos símbolos na PUCPR - Campus Curitiba;
·         19h: presença dos símbolos na Reitoria da UFPR para atividade com estudantes universitários;

·         21h30: caminhada pelo Centro até a Praça Rui Barbosa para atividade com moradores de rua;
·         23h: vigília na Paróquia Bom Jesus, Centro.


Terça-feira, dia 26/02/2013·  


       7h: saída dos símbolos da Paróquia Bom Jesus rumo ao Sitio Cercado;
·         8h: chegada dos símbolos na Casa do Servo Sofredor para atividades com jovens dependentes químicos;
·         10h30: saída dos símbolos da Casa do Servo Sofredor rumo a Órleans;
·         11h: chegada dos símbolos no seminário São José, de Órleans, para momento com jovens vocacionados, seminaristas, formandas religiosas e demais membros das casas de formação de Curitiba;
·         13h30: Missa de despedida dos símbolos da JMJ, presidida por Dom Moacyr José Vitti, no Santuário Nossa Senhora do Equilíbrio, e cerimônia de entrega dos mesmos à Eparquia Ucraniana.


Fontes para entrevista:
-Padre Alexsander Cordeiro e padre Waldir Zanon - Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba
Marcos Moura - secretário do Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba
-Telefones: 41 2105-6364 / 2105-6368 - 9600-9697.
-E-mail: 
 juventude@arquidiocesecwb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário