domingo, julho 22, 2012

Ducci é o quarto colocado em avaliação de prefeitos de seis capitais

O prefeito de CuritibaLuciano Ducci, com uma nota de 5,6 – escala de zero a dez –, é o quarto colocado na avaliação dos chefes do executivo de seis das principais capitais do país. A pesquisa realizada pelo Datafolha foi divulgada neste sábado (21) e aponta para uma queda no resultado obtido pelo candidato à reeleição na capital paranaense em relação a números anteriores. Para chegar ao índice atual foram ouvidas 1.075 pessoas entre os dias 19 e 20 de julho.
O político assumiu a prefeitura em 30 de março de 2010, depois de Beto Richa deixar o executivo do município para se candidatar ao governo do estado. A primeira avaliação realizada pelo Datafolha depois de Ducci chegar ao cargo aconteceu em julho de 2010. Nela, o atual prefeito obteve a nota 6,5, alcançando o título de melhor avaliado no país na pesquisa com abrangência de sete capitais.
  • O índice foi repetido em dezembro de 2010, no segundo levantamento realizado pela Folha. Na época, com o resultado, o atual prefeito caiu para a segunda colocação entre os chefes do executivo nas capitais analisadas. Na atual colocação, com índice de 5,6, Ducci aparece em quarto lugar, a frente apenas de João da Costa (PT), prefeito de Recife, com nota 5; eGilberto Kasab (PSD), prefeito de São Paulo, com nota 4,4.
Segundo o cientista político da Universidade Federal do Paraná, Emerson Cervi, o índice de avaliação de médio para baixo de Ducci é um dos pontos que justificam o fato de o candidato aparecer em segundo ou terceiro lugar nas pesquisas. “São duas coisas que podem explicar esse desempenho [pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado (21) mostra Ducci e Freut empatados tecnicamente na segunda posição]. A primeira é o fato de ele ser desconhecido da população – ele foi o vice do Beto Richa, ainda não fez campanha majoritária. A segunda é o fato de ele estar com essa avaliação de média para ruim”, analisa.
Para Cervi, é possível dizer que a avaliação em baixa aumenta a dificuldade de crescimento das intenções de voto do candidato até as eleições, reforçando o fato de que no processo eleitoral de 2012 é difícil apostar em um nome. “Considerando o fato de os outros candidatos [Ratinho Júnior e Gustavo Freut] serem fortes, a chance de segundo turno é alta, e nesse cenário não tem como garantir quais serão os dois candidatos da segunda etapa das eleições”, aponta.
Outras capitais
As cidades nas quais foi realizada a avaliação dos prefeitos, na ordem do melhor colocado para o pior são: Belo Horizonte (Márcio Lacerda, 6,4), Rio de Janeiro (Eduardo Paes, 6,3), Porto Alegre(José Fortunatti, 6,1), Curitiba (Luciano Ducci 5,6), Recife (João da Costa, 5,0) e São Paulo(Gilberto Kassab, 4,4).
Fonte: Gazeta do Povo 22/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário