sábado, julho 21, 2012


Ministério Público do Paraná lançou o movimento Paraná sem corrupção

O vice-governador e secretário da Educação Flávio Arns participou nesta sexta-feira (20/07), em Curitiba, do lançamento do Movimento Paraná Sem Corrupção, iniciativa do Ministério Público que tem o objetivo de conscientizar a população para uma cultura de valores e princípios éticos. O projeto tem o apoio da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

As primeiras ações do programa serão realizadas de agosto a setembro, em escolas da rede pública dos 32 Núcleos Regionais de Educação. Os professores e diretores das unidades de ensino trabalharão o tema com os alunos do ensino médio e funcionários. A intenção é conscientizá-los sobre o que é a corrupção, voto consciente e a responsabilidade de cada cidadão no desenvolvimento do Estado.

Sugestões de atividades e uma série de materiais estão disponíveis na página Dia a Dia Educação, da Secretaria. “Teremos um ambiente de discussão com o objetivo de incentivar o debate político e a participação cidadã. O governo paranaense defende o combate à corrupção e, para isso, a participação da sociedade é fundamental”, disse Arns.

A meta inicial do governo é atender 1,3 milhão de estudantes, de 2,5 mil escolas estaduais. Arns disse que o movimento é importante para conscientizar os alunos sobre s responsabilidades e direitos que têm na sociedade. “Precisamos construir uma cultura de combate à corrupção, que é uma das pragas que afligem a sociedade. Temos que educar para termos cidadãos com princípios e com participação na sociedade”, afirmou Flávio Arns.

De acordo com o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, a intenção do Ministério Público é preparar os alunos para o primeiro voto. “A iniciativa, agora, é mais focada na educação e nos adolescentes que exercem seu voto pela primeira vez, mas o objetivo é engajar cada vez mais atores sociais no Movimento, a fim de atingir o maior número de pessoas, em todos os segmentos possíveis”, afirma.

Além das escolas públicas, outras instituições também receberão atividades do Movimento Paraná Sem Corrupção. A partir do dia 27, está no ar o sitedo Movimento: www.paranasemcorrupcao.org.br. O endereço trará detalhes sobre as formas de participação, notícias e materiais de divulgação. O e-mail da coordenação do Movimento é
paranasemcorrupcao@mp.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário