quarta-feira, julho 25, 2012

Programa federal de qualificação de professores será implantado na Unespar

             
  • Programa federal de qualifica??o de professores ser? implantado na Unespar. Foto:SETI
  • O vice-reitor da Universidade Estadual do Paran? (Unespar), Marco Aur?lio Visintin, assinou nesta ter?a-feira (24) o termo de coopera??o com a Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior (Capes) para implanta??o do Programa Institucional de Bolsa de Inicia??o ? Doc?ncia (Pibid). Foto:SETI

O vice-reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Marco Aurélio Visintin, assinou nesta terça-feira (24) o termo de cooperação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para implantação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O programa federal qualifica professores para docência da educação básica. 

Para o vice-reitor, com a criação da Unespar, as faculdades que a integram tiveram mais força para a aprovação de seus projetos junto à Capes. “A aprovação é prova de que a nova universidade tem mais chance de reconhecimento”, afirmou. A Unespar conseguiu aprovar 33 projetos, que vão contribuir para a formação de professores, principal ênfase da recém-criada instituição de ensino superior, que reúne oito faculdades estaduais. A execução dos projetos começa em agosto. 

A coordenadora de Ciência e Tecnologia, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sueli Édi Rufini, explicou que, com essa conquista, a instituição terá mais doutores no próximo ano. “É isso que vai fazer a Unespar uma grande instituição”. 

TRABALHO – Durante a reunião com todos os coordenadores, de todas as faculdades, realizada na sede na secretaria, foi aprovado o regimento do Pibid/Unespar, que vai nortear a execução dos projetos. “Estamos construindo uma identidade da nova universidade e formamos um canal aberto de diálogo entre todos os campi”, afirmou a coordenadora de gestão da faculdade estadual de Educação, Ciências e Letras, de Paranavaí (Fafipa), Conceição Solange Bution Perin. 

Uma das preocupações dos professores é com o decréscimo do número de alunos nos cursos de licenciaturas e com a evasão. “Temos uma situação melhor em relação a outros Estados, mas não podemos nos acomodar. Queremos dar a possibilidade de o aluno fazer uma escolha consciente e aumentar o número de ingressantes, fazendo com que eles reconheçam essa área como um campo potencial”, afirma a professora da faculdade estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv) Márcia Marlene Stentzler. 

Em 2009, apenas as faculdades estaduais de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv) e de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa) tiveram projetos aprovados pelo Pibid. Na chamada de 2012, seis faculdades foram contempladas e juntas irão receber mais de R$ 5 milhões para executar seus projetos. 

A Unespar tem 63 cursos, cerca de 800 professores e mais de 13 mil alunos. O Pibid concede cinco modalidades de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura, para professores de escola pública que orientem no mínimo cinco e no máximo 10 alunos, e para supervisores. Para os professores, o programa oferece possibilidades concretas de transformar a formação dos docentes nos cursos de licenciatura. 

A Unespar reúne a Faculdade Artes do Paraná (FAP), a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e as faculdades estaduais de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) e de União da Vitória (Fafiuv); de Educação, Ciências e Letras, de Paranavaí (Fafipa); de Ciências e Letras, de Campo Mourão (Fecilcam); de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) e a recém-credenciada Academia Policial Militar do Guatupê, transformada em Escola Superior de Segurança, em São José dos Pinhais.


Fonte AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário