quarta-feira, julho 11, 2012

Paraná tem 17 cidades com candidatura única a prefeito

Em pelo menos 17 municípios do Paraná os eleitores não enfrentarão dificuldades para escolher o próximo prefeito. Nestas cidades não haverá disputa já que apenas um candidato se inscreveu para concorrer nas próximas eleições. Eles só não se tornarão prefeitos caso a maioria dos eleitores anulem seus votos.
Em mais da metade dos casos – nove no total -- os candidatos únicos estão concorrendo à reeleição. É o que acontece em Marmeleiro, na região Sudoeste, onde o prefeito Luiz Bandeira (PP) não terá adversário nas eleições de outubro. Ele disse não ter trabalhado pela candidatura única e que foi um encaminhamento natural. “O compromisso da gente, queira ou não, vai aumentar”, declara.
Apesar de partidos rivais no plano nacional apoiarem o mesmo candidato em pequenos municípios, nem sempre essas alianças são bem aceitas pelos eleitores. A auxiliar de contabilidade Mariza Schmitz de Oliveira, moradora de Tupãssi, no Oeste, diz que o eleitor fica sem opção de escolha. “Seria bom ter dois candidatos ao menos, aí sim seria uma democracia de verdade”, afirma. Em Tupãssi, o atual prefeito José Carlos Mariussi concorre à reeleição sem adversários.Juraci Paes da Silva (PTB), prefeito de Jardim Olinda, no Oeste, também afirma que foi “uma tendência natural” sua candidatura a reeleição não ter oposição. Esta é a segunda eleição em que ele fica despreocupado com os adversários. Em 2008, Silva também foi o único candidato do município. “Quero que Deus me dê lucidez para não achar que sou o melhor”, pondera.
Já o comerciante Edilson Bassagio, de Catanduvas, cidade que ficou conhecida por abrigar o primeiro presídio federal do país, aprova a candidatura única. “É bom porque aqui é um lugar de rivalidade política e hoje estão todos de mãos dadas. Une os políticos e tem apoio de deputados de todos os lados”, diz. Em Catanduvas, na região Oeste, o ex-prefeito Olímpio Moura (PMDB) é o único candidato.
Os municípios de Rancho Alegre D’Oeste, Indianópolis, Presidente Castelo Branco, Icaraíma, Paraíso do Norte, Bom Sucesso do Sul, Boa Esperança do Iguaçu, Pinhal de São Bento, São Pedro do Paraná, Guaporema, Miraselva e Nova Aliança do Ivaí completam a lista das cidades com candidatos únicos.
Fonte: Gazeta do Povo 11/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário