quinta-feira, dezembro 22, 2011

Beto debate com empresários modernização administrativa

O governador Beto Richa se reuniu nesta quinta-feira, em Curitiba, com mais de 60 representantes de grupos empresarias do Paraná para debater a modernização dos processos administrativos do Estado. No encontro, o MBC, Movimento Brasil Competitivo, apresentou ao empresariado o programa Modernizando a Gestão Pública, que busca tornar a gestão administrativa e financeira do setor público mais eficiente, gerando economia e aumentando a capacidade de investimento.

A expectativa do governador é formalizar uma parceria com os empresários para aplicar a metodologia do MBC no governo estadual. Uma estimativa inicial indica que com a utilização de novos métodos de gestão é possível uma melhoria da arrecadação de aproximadamente 1 bilhão e 200 milhões de reais e em outros 200 milhões de reais na economia de despesas. O prazo de implantação do programa chega a 17 meses.

De acordo com a proposta do Movimento Brasil Competitivo sete frentes de trabalho devem ser atacadas: receitas, despesas, contratos de gestão, folha de pagamentos, escritório de projetos, atração de investimentos e programa de parcerias público-privadas. As secretarias estaduais da Administração Previdência, Fazenda, Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul serão responsáveis pelo projeto. Beto Richa destacou que a governo já iniciou medidas para melhorar a eficiência das finanças públicas.

Ele enfatizou que governo persegue o objetivo de oferecer serviços públicos de qualidade e evitar o desperdício de recursos. // SONORA BETO RICHA// O protocolo entre o governo estadual e o MBC, assinado em outubro pelo governador Beto Richa e pelo empresário Jorge Gerdau Johannpeter, prevê a criação de várias frentes de ação para identificar tendências de investimentos e desenvolvimento econômico, contribuindo para o mapeamento de novas oportunidades e eventual redefinição de prioridades.

O diretor-presidente do MBC, Erik Camarano explicou como é feito o trabalho do movimento. // SONORA CAMARANO// O Movimento Brasil Competitivo foi idealizado e criado por um grupo de empresários preocupados com a falta de eficiência do poder público brasileiro e a falta de competitividade do setor privado. Esse grupo é liderado por Jorge Gerdau, que também é presidente da Câmara de Política de Gestão e Competitividade do governo federal.

O Movimento já formalizou parcerias com os governos de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Sergipe e Rio de Janeiro, e as prefeituras de nove grandes cidades, incluindo a de Curitiba. Entre 2005 e 2010, os projetos gerenciados pelo MBC captaram 76 milhões de reais em projetos que resultaram em uma economia de 14 bilhões de reais em melhoria de arrecadação e redução de despesas no setor público. (Repórter: Maria Eduarda Buchi)

"FONTE" AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário