sábado, dezembro 10, 2011

Prefeitura limpa o rio Bacacheri

Uma máquina retroescavadeira está retirando entulhos e lixo, que hoje estão bloqueando parte do rio Bacacheri. Uma equipe está trabalhando no Tarumã, perto da rua Napoleão Bonaparte, melhorando o escoamento do rio, que vai desaguar no rio Atuba.

A limpeza na bacia do Atuba faz parte do programa de desassoreamento e combate a enchentes da Prefeitura, com investimentos de R$ 17 milhões. O trabalho está melhorando o escoamento das águas em 23 quilômetros de rios da cidade.

"Além das obras de prevenção, serão feitas ações de educação ambiental desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. É um trabalho fundamental para evitar as cheias na época do verão", disse o prefeito Luciano Ducci.

A previsão é limpar 1,3 quilômetro do rio Bacacheri, em especial na região do Tarumã. A limpeza está sendo feita tanto dentro do rio como nas margens, onde está se retirando lixo jogado pelos moradores e caliça.

“A Prefeitura está fazendo a sua parte, preparando os rios para suportar as chuvas de verão, que neste ano deverão ser intensas. Mas a população pode ajudar evitando jogar lixo no rio”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni. Atualmente, toda a cidade é coberta pelo sistema de coleta de lixo, que passa em todas as ruas de Curitiba.

Depois de feita a limpeza no rio Bacacheri, as equipes vão fazer a limpeza de trechos no Tarumã onde rio se une com o rio Atuba.
Plano de drenagem - Na limpeza e em obras de drenagem, a Secretaria Municipal de Obras Públicas está investindo R$ 17 milhões. Ao todo, são nove máquinas retroescavadeiras que estão removendo ilhas formadas nos meios dos rios, que bloqueiam o escoamento das águas e provocam transbordamentos.

O planejamento das obras foi baseado nos estudos feitos pelo Plano Diretor de Drenagem, que define ações de curto, médio e longo prazo para a prevenção de alagamentos em Curitiba. O PDD, que ainda está em fase de conclusão, ajudou também a definir as prioridades na limpeza de rios da Região Metropolitana de Curitiba.

Quando concluído, em setembro de 2012, Curitiba será a primeira capital a ter o Plano Diretor de Drenagem. Antes da aprovação, haverá 3 audiências públicas, com primeira já programada para o mês de dezembro.

OBRAS DE DESASSOREAMENTOS

Limpeza de 20 pontos de rios e córregos em 23 quilômetros

Locais atendidos

Rio Bacacheri – avenida Victor Ferreira do Amaral e rua Rio Negro
Extensão 600 metros

Rio Bacacheri – rua Jovino do Rosário e avenida Canadá
Extensão 500 metros

Rio Atuba – avenida Victor Ferreira do Amaral e rua Guglielmo Marconi
Extensão 1500 metros


"Fonte" Agência de NOTICIAS da Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário