quinta-feira, dezembro 22, 2011

[DADOS DO IBGE]Região de Curitiba concentra a maior parte dos aglomerados urbanos no PR

Curitiba, Paanaguá e Ponta Grossa são as cidades com mais pessoas residindo em aglomerados subnormais (Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba)

Paranaguá e Ponta Grossa são as cidades com mais pessoas nesta situação.
No estado são 192 aglomerados urbanos divididos em 13 municípios.

Das 217.223 pessoas que vivem em aglomerados subnormais no Paraná, 181.247 estão na Região Metropolitana de Curitiba. Apenas na capital são 162.679 moradores nesta situação. Os dados referem-se a 2010 e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (21).
Para o órgão, os aglomerados subnormais são áreas menos propícias à urbanização como assentamentos irregulares - conhecidos como favelas, invasões, grotas, baixadas, comunidades, vilas, ressacas, mocambos e palafitas.

O chefe do IBGE no Paraná, Sinval Dias dos Santos, destacou que os aglomerados urbanos tendem a se localizar nas grandes cidades ou no entorno delas porque são as áreas com mais moradores, que buscam oportunidades nos grandes centros.
O dado reflete, na opinião de Thiago Hoshino, assessor da organização de direitos humanos, Terra de Direto, a falta de políticas públicas locais (municipais e estaduais) voltadas para a habitação da população de baixa renda. Ele destaca ainda que a maioria dos programas de habitação de interesse social é financiada pelo governo federal.
Sobre a concentração na Região Metropolitana, Hoshino avalia que as autoridades políticas fazem uma opção mais barata. “Sempre empurra a população mais para frente em vez de tentar urbanizar as áreas onde as comunidade já estão alocadas”, afirmou.
Existem 192 aglomerados no estado divididos nos municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Itaperuçu, Jataizinho, Paranaguá, Ponta Grossa e Umuarama. Depois de Curitiba, está o município de Paranaguá, no litoral do estado, como 15.014 pessoas em aglomerados e, em seguida, Ponta Grossa, com 13.117 pessoas.

Em todo o país, 11.425.644 pessoas vivem nestas espécies de moradia. O número representa 6% da população. Os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro estão no topo da lista dos que mais apresentam aglomerados urbanos, o que fez com que a região Sudeste fosse a recordista. A região Sul aparece com a menor participação no indicativo, sendo o Rio Grande do Sul com a maior quantidade de pessoas residentes em aglomerados, 297.540. O estado é também o com maior densidade demográfica.

"FONTE" G1 PARANÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário