sexta-feira, dezembro 30, 2011

Curitiba preserva e aumenta áreas verdes

Curitiba esta preservando suas áreas verdes. A cidade criou em 2011 a quarta Reserva Particular de Patrimônio Natural Municipal (RPPNM), no Bacacheri.
A nova reserva natural protege 5 mil metros quadrados de mata nativa. Com este espaço, a Prefeitura contabiliza mais de 26 mil metros quadrados de áreas protegidas em reservas naturais particulares.

O mapa atualizado de maciços florestais de Curitiba,divulgado neste mês pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mostra que as áreas de cobertura vegetal da cidade saltaram nos últimos dez anos de 18% para 26%. A proporção por habitante, que era de 51,5 metros quadrados em 2000, subiu para 64,5 metros quadrados por pessoa.

Em 2011, a Prefeitura lançou o maior programa de drenagem da cidade, para combater as cheias e evitar alagamentos. Estão sendo investidos mais de R$ 22 milhões em obras e ações ambientais.

O plano de prevenção a alagamentos vai atuar nas bacias dos rios Atuba, Belém, Passaúna, Barigui, Ribeirão dos Padilhas e o rio Iguaçu, limpando 23 quilômetros de rios e executando mais de 20 obras de drenagem.

Também estão em andamento as obras de desassoreamento dos lagos dos três maiores parques de Curitiba – Barigui, Tingui e São Lourenço.

Outra melhoria é a criação do Plano Diretor de Drenagem que prevê ações de curto, médio e longo prazo para evitar alagamentos. Em 2012, estão programadas audiências públicas para receber sugestões para combater as cheias na cidade.

Cobertura vegetal - Para apuração precisa dos maciços florestais da cidade foi usada tecnologia de ponta, o que permitiu o aumento dos índices de cobertura vegetal. As imagens do levantamento foram geradas por satélite, com resolução espacial, e não mais por fotografias aéreas.

“Este resultado não apenas consolida uma política que privilegia áreas verdes como mostra o aprimoramento dos instrumentos de avaliação que foram utilizados na pesquisa”, afirma a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias.


A manutenção dos índices de Curitiba se explica por vários fatores. Basta ver o número de parques e bosques na cidade nos últimos anos. Em 1988 eram cinco parques e cinco bosques. Hoje são 21 parques, 15 bosques, 451 praças e 444 jardinetes, entre outras áreas.


O engenheiro cartógrafo Luis Alberto Miguez, assessor da secretaria e responsável pelo novo mapa dos maciços florestais, informa que no lugar das antigas fotografias aéreas, as imagens foram geradas agora pelo satélite GeoEye, com resolução espacial de 50 centímetros.

“A resolução espacial nos permite diferenciar com clareza as áreas de grama dos maciços arbóreos, por exemplo”, dz Miguez. Ele explica que não há um padrão nacional de medição das áreas verdes, o que varia de uma cidade para a outra.

“Em Curitiba, o critério é medir apenas os maciços florestais acima de 100 metros quadrados, o que aponta a localização dos aglomerados de árvores existentes. Gramados e superfícies de lagos não são levados em conta para o cálculo", acrescenta Miguez.

Histórico - O primeiro levantamento global sobre os maciços florestais de Curitiba foi feito em 1987 pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef). Naquela época os maciços ambientais representavam 15,06% do território de Curitiba.

Em 1992, quando foi criado o serviço de geoprocessamento da Secretaria do Meio Ambiente, foi realizado o segundo, e em 2000, o último. Em 1992, o índice de áreas verdes representou 13,56% da área total do município. Em 2000, o número registrado foi de 17,9% de cobertura florestal.

"FONTE" ANPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário