sábado, dezembro 17, 2011

Corrente do PT quer fechar apoio a Fruet no 1.º turno

Cerca de 150 integrandes da corrente estão reunidos neste sábado e a tendência era de apoio a Fruet já no primeiro turno

A coligação do PT com o PDT para a disputa pela prefeitura de Curitiba em 2012, tendo o pedetista Gustavo Fruet como candidato, recebeu o apoio da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), majoritária dentro do PT paranaense. Cerca de 150 integrandes da corrente estão reunidos neste sábado e a tendência era de apoio a Fruet já no primeiro turno. Até as 12 horas, a reunião não havia terminado. Mas a maior parte dos que haviam discursado defendiam a tese da aliança com Fruet.

A coligação com o PDT, porém, não é consenso no PT. As correntes minoritárias do partido defendem candidatura própria para prefeito. Mas, se for levado em consideração o processo decisório petista das últimas eleições, é a posição da corrente majoritária que deve prevalecer. “Por mim, a aliança do PT em apoio ao Fruet sai já no primeiro turno das eleições”, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, liderança da corrente. A CNB tem a maioria do diretório municipal.

O deputado federal Dr. Rosinha, que é pré-candidato do PT a prefeito, ao lado do deputado estadual Tadeu Veneri, critica a possibilidade de coligação com Fruet no primeiro turno por acreditar que ela enfraquece o partido. Ele diz que não há um posicionamento tão diferente entre Fruet e o atual prefeito, Luciano Ducci (PSB), que deve disputar a reeleição.
Para Paulo Bernardo, o PT não tem um nome realmente competitivo para a disputa da prefeitura, o que seria um forte argumento para a aliança. “O único nome de peso hoje é o de Gleisi [Hoffmann, ministra da Casa Civil]. Mas, devido à importância dela no governo federal, não faz sentido Gleisi entrar nesta disputa”, disse Paulo Bernanrdo.

Gleisi disse que o PT nacional tende a apoiar as alianças com os partidos da base de apoio ao governo federal, o que inclui o PDT. “Essa coligação entre PT e PDT em Curitiba fortalece o nosso partido na cidade porque teremos uma chapa mais forte para a disputa para a Câmara Municipal.”

"FONTE" GAZETA DO POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário