sábado, dezembro 17, 2011

Domingo é dia de Ciclofaixa de Lazer

A Prefeitura de Curitiba promove neste domingo (18), das 8h às 16h, o terceiro Circuito Ciclofaixa de Lazer. Com ruas sinalizadas por faixas vermelhas exclusivas para o uso de bicicletas, os ciclistas poderão transitar com segurança e comodidade por um percurso de quatro quilômetros de extensão no centro histórico da cidade.

O trajeto deste final de semana irá passar pelas ruas XV de Novembro; Marechal Deodoro; Emiliano Perneta; Visconde de Nácar; André de Barros e Mariano Torres, destacando cenários históricos e culturais de Curitiba.

Para total segurança dos participantes, monitores da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e agentes da Diretran vão orientar ciclistas e motoristas durante todo o trajeto, que estará sinalizado também com cones e cavaletes, impedindo o ingresso de veículos nas pistas da Ciclofaixa.

Além dos agentes da Diretran, motoristas e ciclistas contam ainda com fiscais do transporte coletivo, em pontos estratégicos, como a esquina da travessa da Lapa com as ruas Marechal Deodoro e André de Barros, por causa da passagem dos ônibus expressos pela travessa, nos dois sentidos.

O Circuito Ciclofaixa de Lazer foi implantado em Curitiba no mês de outubro e já contou com a participação de aproximadamente seis mil pessoas. “Essa é uma iniciativa que a cidade precisava e que está sendo muito bem realizada pela Prefeitura. Espero que todos continuem participando da ação, estimulando a utilização da bicicleta como meio de transporte e como uma atividade física saudável”, disse o ciclista Igor Rocha, de 26 anos.

Os próximos passeios do Circuito Ciclofaixa de Lazer acontecem nos dias 15 de janeiro; 12 de fevereiro; e 25 de março. Em 2012 a ciclofaixa de lazer será ampliada até o Parque Barigui, num percurso de 14 km, e acontecerá todos os domingos.

Ciclovias – Estudo recente divulgado pelo portal Mobilize Brasil aponta as cidades do Rio de Janeiro e Curitiba como as capitais brasileiras com melhor mobilidade urbana. Não é por acaso que as duas cidades estão no topo do ranking nacional quanto se considera o tamanho da malha cicloviária.

Curitiba, a pioneira no Brasil na implantação de ciclovias, tem cerca de 120 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas. O Rio de Janeiro tem 240 quilômetros de ciclovias que se estendem pela orla da cidade. Porto Alegre, cidade do porte de Curitiba, tem 8 km de ciclovias.

Em Curitiba, a prefeitura está investindo na ampliação das ciclovias. São seis vias em obras que representam 22,4 quilômetros de ciclovias a mais na cidade. A malha está sendo ampliada seguindo o Plano Diretor Cicloviário elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) que orienta os projetos de urbanização e revitalização de ruas com infraestrutura cicloviária.

Estímulo – Além da ampliação da rede de ciclovias e da implantação da ciclofaixa de lazer, a Prefeitura de Curitiba oferece programas de estímulo ao uso da bicicleta.

Entre as principais ações se destacam o programa Pedala Curitiba, que oferece passeios ciclísticos toda terça-feira à noite com percursos diferentes, que variam de 12 a 20 km, e o Circuito SMELJ de Ciclismo, que foi ampliado em 2011 e passou a contar com etapas no Velódromo de Curitiba, aberto para todas as idades, e nas Regionais Administrativas, com foco maior na criança e adolescente, buscando despertar o interesse pelo ciclismo desde cedo junto aos curitibanos.

A Prefeitura também promove o Passeio Ciclístico em Comemoração ao Aniversário da Cidade, que neste ano contou com a participação de 5 mil pessoas, que pedalaram do Mercadorama da Avenida Silva Jardim até o parque Barigui para a grande festa em comemoração aos 318 anos da cidade. Em dezembro acontecerá o Passeio Ciclístico de Natal.

FIQUE ATENTO

Dicas de segurança para um passeio tranquilo na Ciclofaixa de Lazer:

Ciclistas
- Nas calçadas, calçadões, faixas de pedestres e passarelas, desça e empurre
a bicicleta.
- Pedale sempre com um calçado fechado e firme no pé.
- Sinalize as suas intenções com os braços e as mãos.

Motoristas
- Certifique-se de que não há nada em seu ponto cego.
- Na rua, antes de sair de uma vaga ou abrir a porta do carro, olhe com
cuidado.
- Sempre sinalize antes de fazer uma conversão. Assim você evita cortar a
frente de motos e bicicletas.
- Em locais sem semáforo e com faixa de pedestres, páre. Dê sempre
preferência ao pedestre

Serviço:
Circuito Ciclofaixa de Lazer
Data: 18/12
Horário: 8h às 16h
Local: Rua XV de Novembro/Rua Mariano Torres/Av. Marechal Deodoro/ Rua Emiliano Perneta/Rua Visconde de Nacar/Rua Andre de Barros

"AGÊNCIA DE NOTICIAS DA PREFEITURA DE CURITIBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário