terça-feira, janeiro 03, 2012

Álcool causa mais da metade dos afogamentos no PR, dizem Bombeiros

Instrução do 'se beber não dirija' vale para o
'se beber, não entre no mar'.
(Foto: Jonas Oliveira/AENoticias)

No total de casos de 2012, média de idade não passa dos 19 anos.
Em 19 ocorrências, houve registro de ferimentos; duas pessoas morreram.

Pelo menos 51% dos casos de afogamento atendidos pelo Corpo de Bombeiros do Paraná entre o dia 1º de dezembro e as primeiras horas da manhã desta terça-feira (3), em todo o estado, foram com pessoas menores de 18 anos. Desses, mais de 45% foram com crianças. No total de casos (100), a média de idade não passa dos 19 anos. Para o Corpo de Bombeiros, as ocorrências estão ligadas principalmente à ingestão de álcool.

Em 19 casos do total, as pessoas tiveram ferimentos e houve registro de duas mortes, ambas no interior do Paraná (um homem de 48 anos,
levado para o IML de Londrina, e uma criança de 12 anos, levada para o IML de Guarapuava).
O oficial de comunicação social dos Bombeiros tenente Eziquel Siqueira disse que, no litoral do Paraná, onde segue a Operação Verão, os banhistas precisam prestar atenção nas bandeiras e placas de perigo, mas, principalmente, evitar o álcool.

“Pelo menos 50% dos resgates que fizemos aqui na Operação Verão tinha a ver com ingestão de álcool. É uma estimativa puxada para baixo, mas apesar disso os indícios são muito evidentes. Para um dado exato, seria necessário fazer exames”, explicou ao G1.
Para ele, a instrução “se beber, não dirija”, vale para o mar com “se beber, não entre no mar”. “A percepção de risco da pessoa falha”, terminou.

"Fonte" G1Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário