domingo, janeiro 08, 2012

[A Praia dos Paranaenses em SC] Absurdo: vem aí o Trem da Alegria do Ervino, patrocinado pelo Povo de Itapoá

LA BELA POLENTA SI ISMICIA COSI
O angú está cada dia mais pesado: criação de dezenas de cargos comissionados, reativação de secretaria desativada, e tudo isso em ano eleitoral, está dando o que falar. Em violenta troca de emails e publicação em jornal impresso patrocinada, o prefeito Ervino Sperandio disse ao seu aliado político João da Toca que ele é um "desocupado e frustrado por não fazer parte da equipe da administração municipal". João respondeu: "Vossa Excelência é apenas um servidor passageiro". A aprovação do trem da alegria está nas mãos dos vereadores, mas vai depender principalmente do presidente da comissão que cuida do caso, vereador Izaque Góes, aliado do alcaide, e do presidente da Casa que precisa de verba para tocar a obra da nova Câmara e está com o pires na mão atrás dela. Veja ainda na íntegra o projeto de lei, e os emails trocados entre o alcaide e o secretário de Comunicação do PV - e acredite se quiser - o prefeito conseguiu mais uma vez baixar o nível, demonstrando a sua indiferença até com quem ajudou a elegê-lo e crueldade com o uso das palavras - indignas do ocupante da cadeira que usa provisoriamente, segundo João.

Como diz o ditado, nada está tão ruim que não possa piorar ainda mais. E nós, cidadãos de Itapoá, que temos os olhos abertos, antenados em tudo o que acontece, só temos uma forma de não nos decepcionarmos ainda mais com o que acontece: basta deixarmos de criar expectativas, principalmente com a atual (des) administração municipal.

Enquanto o prefeito “pinta e borda” com a sua ditadura terceiromundista, que não admite qualquer tipo de crítica e prefere processar jornalistas ao explicar seus “decretos”, a cidade continua à bancarrota.

E só não vê quem é cego, finge que é cego, ou realmente não quer ver, na maioria por razões particulares ou ainda interesses privados. Somente na manhã deste domingo, duas denúncias chegaram à GAZETA: a primeira, é os postos de saúde estão um caos, com gente saindo pelo ladrão sem atendimento, num verdadeiro desrespeito ao turista, veranista, morador. E a segunda, é que toneladas de lixo estariam sendo depositadas próximo ao posto da polícia rodoviária, no final da Cornelsen (estamos investigando ambos os casos, voltaremos com maiores informações). E a capina química, vai bem, obrigado.

Mas o ponto máximo a que chegamos nestes últimos dias diz respeito ao Projeto de Lei n. 02/2011, que recria secretaria extinta pelo próprio alcaide na sua primeira gestão, e ainda prevê a contratação de dezenas de funcionários – tudo isso em pleno ano eleitoral. O projeto será votado pela Câmara nos próximos dias mas certamente naufragará, tendo em vista que os vereadores, pelo que a GAZETA constatou, pelo menos alguns, não estariam dispostos a sacrificar seus eleitores em troca do apoio a um projeto com cheiro de eleitoreiro e sem maiores fundamentações legais e técnicas.

Mesmo assim, temos que ser realistas e o projeto pode vir a ser aprovado, tendo em vista interesses da outra parte, a exemplo de alguns políticos que querem ver a obra da Câmara Municipal nova concluída até o mês de outubro e o alcaide pode utilizar este argumento para angariar alguns votos a seu favor, já que a chave do cofre está com ele. Além disso, o presidente da comissão é seu aliado político e isso conta muito.

BAIXARIA TOTAL: PREFEITO CHAMA ALIADO DE “DESOCUPADO” – ENTENDA O CASO



Na semana passada, o jornalão A NOTÍCIA publicou a seguinte nota:

VOTAÇÃO DOS 60 CARGOS É MANTIDA PARA FEVEREIRO

Em sessão extraordinária nesta sexta-feira, a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara de Vereadores de Itapoá deu parecer contrário à emenda que pedia a prorrogação da votação do projeto de lei que cria 60 cargos comissionados. O pacotão de cargos está na pauta para ser votado em fevereiro. A medida apresentada pelos vereadores de oposição pedia o adiamento para janeiro de 2013.
——
Após a publicação da notícia, o empresário João Roberto Viveiros Camargo, secretário de Comunicação do Partido Verde de Itapoá, enviou a várias pessoas um email, demonstrando-se preocupado com a situação que lera no A NOTÍCIA. Este foi o email enviado por João (inclusive a GAZETA recebeu cópia, devidamente assinada pelo subscritor):
Assunto: Vem aí o trem da alegria de Itapoá
Para: GAZETA DE ITAPOÁ

ITAPOÁ , NECESSITA ESTAR ALERTA, DIVULGUE, POIS É O SEU DINHEIRO

E DEPOIS O PREFEITO DIZ QUE NÃO TEM DINHEIRO, VAI ENCHER A PREFEITURA EM ANO ELEITORAL PORQUE SERÁ?

E o Presidente da comissão é um tal vereador advogado.
—–
Ficou evidenciada para a GAZETA a preocupação de João, que é um morador de Itapoá e está sempre ligado no que acontece pela cidade. Quando se referiu também ao presidente da Comissão que cuida do assunto, deixou claro, nas entrelinhas, que o aliado do prefeito em todos os momentos, o vereador Izaque Góes, trabalharia pela aprovação do projeto.
Em seguida, começa a verdadeira baixaria. O prefeito mandou publicar num tablóide local a seguinte “nota de esclarecimento”, e também transmitiu, via email, para dezenas de pessoas, a mensagem a seguir:


Srs e Sras

Devido a um email RETRANSMITIDO, pelo Partido Verde, e por solicitação do prefeito Municipal, repasso a você, agora pelo meu email pessoal, a resposta.

RESPOSTA A UM DESOCUPADO, MAL INTENCIONADO E MAL INFORMADO!


Comentarista mal informado: a criação de uma conta de e-mail em sites como o Gmail é uma forma moderna de se manter no anonimato para propagar comentários e matérias com o objetivo maldoso de distorcer os fatos. Em
resumo: é uma maneira covarde de tentar denigrir a imagem de pessoas que
trabalham, já que você não teve a coragem de assinar seu comentário ao
encaminhar texto publicado no Jornal A Notícia e muito menos teve a
capacidade de, com antecedência, se informar dos reais fatos, propagando
informação inverídica.

Se realmente você fosse um digno componente do Partido Verde de Itapoá, antes de encaminhar esta matéria com o comentário pejorativo deveria se dar ao mínimo trabalho de entrar em contato com o Vice-Prefeito Mário Tavares (este sim digno integrante do PV) para tomar conhecimento dos fatos e então não cair no rídiculo de propagar matéria inverídica, adicionando comentário desprezível.

Ainda, se tivesse um pouco de vontade de se informar dos reais fatos você, mal intencionado comentarista que se esconde atrás de um endereço de e-mail anônimo, iria tomar conhecimento que na atual gestão existem tão-somente 18 pessoas investidas em cargos de confiança que não fazem parte do corpo de Servidores Municipais, ou seja, com exceção da minha outra gestão (2001 – 2004), em nenhuma outra houve número tão reduzido de cargos de confiança alheios ao quadro de Concursados.

Diferentemente de gestões anteriores, enquanto eu for o Chefe do Poder Executivo esta Prefeitura jamais será um cabide de empregos para beneficiar este ou aquele aliado!

O Projeto de Lei enviado para análise da Câmara autoriza a criação de 01 Secretaria e mais 07 Diretorias, com um número MÁXIMO de cargos de confiança de 20 pessoas, das quais somente 08 poderão ser de fora e os outros 12 obrigatoriamente
deverão Servidores e estes, quando convocados, terão acréscimo de R$ 619,29 em seus vencimentos, o que além de ser amparado pela Lei é justo em razão do aumento de suas responsabilidades. Projeto este necessário para suprir a demanda dos serviços públicos, procurando assim atender com eficiência os Municípes, já que é fato, quer você queira ou não, que a cidade tem crescido de maneira exponencial.

Quanto a matéria divulgada erroneamente no Jornal A Notícia, já tomamos as devidas providências para que retifiquem a informação, o que acreditamos que
farão com brevidade, já que devem ter um mínimo de responsabilidade, o
que certamente não é o seu caso.
Talvez o seu comentário seja uma maneira de demonstrar (anonimamente) sua frustração em não fazer parte desta administração. Mas reafirmo que além da responsabilidade com o patrimônio público, tenho como objetivo trabalhar com pessoas competentes, o que não deve ser o seu caso, já que jamais teria ao meu
lado alguém que não tem a coragem de assinar suas opiniões (sejam elas
maldosas ou não).
Por fim, se tiver um mínimo de vergonha na cara: 1) Identifique-se e; 2) Re-encaminhe a VERDADE dos fatos a todos quantos você enviou a mensagem com comentário pejorativo.
Atenciosamente,

ERVINO SPERANDIO PREFEITO MUNICIPAL ITAPOÁ – SC
——-
João da Toca, via email, respondeu ao alcaide com as seguintes palavras, também via email, e que deverá ser publicado na próxima edição do mesmo tablóide, por livre vontade do editor ou, caso requerido, via judicial:
Resposta de um NÃO REMUNERADO

Digníssimo
Prefeito Municipal
Ervino Esperandio

Antes de responder o seu Email, quero lhe falar que segundo o dicionário Aurélio, a palavra DESOCUPADO é definida como, sem ocupação, não ocupado, e popularmente, vadio. O que não é o meu caso e cabe V. Exa.. tomar conhecimento da minha formação, enquanto pessoa e cidadão, pois explico:

Desde 2008, após 35 anos de trabalho, pois comecei a trabalhar aos 13 anos , junto a minha mãe em seus negócios particulares , ora como garçom, ora como cozinheiro, talvez por isto os amigos elogiem tanto minha culinária. Mas, voltemos aos fatos, desde 2008 resolvi que não necessitava ficar rico e o que tinha construído me bastava, banindo de vez a ganância financeira.
Como é de conhecimento de V.Exa., mesmo trabalhando, sempre me dediquei as causas sem me preocupar com qualquer tipo de REMUNERAÇÃO, ou seja , hoje ocupo o cargo de vice presidente da Fundação Pró Itapoá, Secretário de Comunicação do Partido Verde, membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente(CONDEMA) e no período de 2005 a 2007 fui membro do Conselho Municipal de Segurança(CONSEG) e membro ativo de uma associação que o V. Exa. já fez parte, e com certeza tem muito apreço, e mais algumas atividades, pois como é de vosso conhecimento:

Nosso preceito é o de ajudar com discrição; logo não sou um DESOCUPADO, e sim um NÃO REMUNERADO. Cabe também lembrar a V. Exa.,pois é de vosso conhecimento, que durante 8 meses trabalhei VOLUNTARIAMENTE, sem QUALQUER REMUNERAÇÃO na coordenação da construção da sala ambiental instalada na Escola Frei Valentim, empreendimento este realizado com verbas do Instituto HSBC, ONG Vida Preservada, Mendonça Materiais de Construções, e Prefeitura Municipal, bem como na elaboração do programa Zé do Óleo, implantado pela Prefeitura Municipal.
Sou militante do PARTIDO VERDE de Itapoá há 7 anos, primeira e única
agremiação que me filiei por ideologia política, diferente daqueles que no início estão no PMDB, depois no PSDB, logo mudam para o PSD, indo de acordo com suas conveniências políticas e eleitorais.

Para maiores esclarecimentos dos fatos que envolveram minha pessoa e que mereceram atenção de V. Exa., venho informar que que não fui eu que criei o fato, apenas o retransmiti após verificar a veracidade da informação no jornal. Neste sentido, quero dirimir algumas dúvidas, que ocorreu após ter lido o projeto de Lei 02/2011:

1ª – conforme seu e-mail é anunciado que os custos serão de R$ 619,29, por servidor, mas segundo o PARECER CONTÁBIL, anexo ao projeto de lei, demonstra um total de acréscimo de despesas no orçamento no valor de R$ 603.792,26.
Segundo a informação de V. Exa., 20 servidores a um custo individual de R$ 619,29, por 10 meses, resultaria o valor de R$ 123.858,00. Logo, não há clareza na informação.
2ª – A Secretaria da Fazenda que V. Exa. pretende criar, através do projeto de lei, é a mesma que foi suprimida no ano de 2004, durante a sua 1ª gestão, sob a alegação que não era necessária, pois só servia de CABIDE DE EMPREGO. O que poderia concluir que os outros gestores estavam corretos.
3ª – Entre as alegações de V. Exa., afirma que haverá uma limitação de contratações, mais no texto do projeto de lei eu não encontrei, aonde
está?
Segundo alegações de V. Exa., durante seu mandato até a presente data, a Prefeitura Municipal funcionou muito bem com o número atual de servidores; porque motivo, então, justo em ano eleitoral, há a pretensão de aumentar o quadro de pessoal sem uma explicação plausível. São fatos!
Quanto a matéria divulgada no jornal A Notícia, que segundo a alegação de V. Exa. está incorreta caberá a tomada de providências cabíveis como forma de retratação e que noticiasse a reparação havida para que nós possamos ajudar na divulgação dos esclarecimentos.

Por último, sobre a alegação de V. Exa. de uma possível frustração de minha parte em não participar de vossa administração, cabe lembrar a V. Exa.que suas escolhas são de caráter pessoal e não por competência, vez que para isso é necessário dispor de informações sobre formação acadêmica e profissional. Do ponto de vista acadêmico, mas precisamente escola, estamos no mesmo nível, mas do ponto de vista profissional devo-lhe esclarecer, desculpe a falta de humildade, que fui ganhador de 3 prêmios internacionais , pelo meu desempenho profissional, também me formei em técnico em turismo pela RIOTUR e curso de gerente de marketing e merchandizing pelo SENAC, também do Rio de Janeiro, e conheço mais 10 países e 200 cidades entre o Brasil e o exterior, mais o correto é que só podemos medir a competência, quando se exerce a função, e atualmente o único que está exercendo é V.Exa., assim podemos medir a sua, além disto com o incentivo que é dedicado a pasta da principal atividade econômica do município,
conforme o site da Prefeitura, é destinando a ínfima verba de R$ 66.000,00 para ser investido no ano, como seria possível?

Meu Irmão, se é que posso chamá-lo assim, pois perante Deus todos nós somos irmãos. Agradeço então a oportunidade de poder explicar e aproveito para
informar , que RECLAMAR, CRITICAR, é um direito que sinto, pessoalmente, pois na sua campanha eleitoral de 2008, fui de casa em casa pedir votos, organizei reuniões para convencer amigos que Vossa Excelência havia mudado e que esta sua gestão seria diferente, com transparência, clareza e principalmente democrática, mas se com tudo isto que foi acima exposto não lhe convenceu, lembre, que sou um munícipe de Itapoá , e o Vossa Excelência é apenas um servidor passageiro.

Desculpe a falha, mas deixe eu me apresentar: João Roberto Viveiros Camargo
____
A GAZETA pergunta: onde é que vamos parar? Um cidadão não tem o direito de questionar as ações do político que ajudou a eleger, sem ser processado ou ainda humilhado? Ervino Sperandio não sabe dialogar, só sabe mesmo é “abrir a caixa de ferramentas” a cada crítica que recebe. Durante vários meses, a GAZETA vem divulgando os atos e fatos de nossa cidade, e, ao invés de explicar ao povo, o prefeito prefere processar do que explicar. Para ele, é mais fácil, já que, como está bem claro, tem dificuldade em lidar com as pessoas e palavras. Então, contrata alguém para que faça isso por ele. Isso em pleno século XXI. Por isso repito: onde é que vamos parar?
Uma coisa chamou me chamou a atenção na carta de Ervino Sperandio: no ano passado, após a GAZETA divulgar a viagem de Ervino a Bonito, enquanto Itapoá estava debaixo de chuvas fortes, e ainda a construção da galeria da rua 620 sem o devido licenciamento ambiental, alguém criou uma conta no gmail sob um nome falso, anonimamente, e mandou um email para centenas de pessoas, denegrindo (anonimamente) a imagem deste jornalista, numa infante e total baixaria. Aí o prefeito disse assim, no email que enviou a João:
“A criação de uma conta de e-mail em sites como o Gmail é uma forma moderna de se manter no anonimato para propagar comentários e matérias com o objetivo maldoso de distorcer os fatos.”
Sem mais comentários. Não processei ninguém por isso e não pretendo fazê-lo. Só liguei os fatos. A GAZETA jamais se escondeu atrás de qualquer nome falso. Simplesmente estamos a serviço da comunidade e assim permaneceremos, seja quem for o prefeito, vereadores, etc.
A seguir, íntegra do polêmico projeto que vai espernear para ser aprovado:




"FONTE" GAZETA DE ITAPOÁ



Nenhum comentário:

Postar um comentário