sexta-feira, janeiro 13, 2012

Prazo para novo título de eleitor termina em 7 dias

Termina daqui a exatamente uma semana, na próxima sexta-feira, o prazo para o recadastramento biométrico dos eleitores de Curitiba. Quem não fez o novo cadastro e não procurar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) até o dia 20 terá o título eleitoral suspenso.

O último levantamento do TRE-PR mostra que, até ontem, 1.036.411 eleitores da cidade já tinham sido recadastrados (79% do total). De acordo com Marden Machado, assessor de imprensa do TRE-PR, uma média de 7,5 mil eleitores têm comparecido diariamente ao tribunal para o recadastramento. Nesse ritmo, a meta de chegar a pelo menos 80% dos eleitores de Curitiba com o novo título deve ser atingida neste fim de semana, quando o TRE fará plantão de atendimento.

Fora da meta

Em outros estados, data foi prorrogada

Grande parte dos municípios que estão fazendo o recadastramento biométrico vem tendo dificuldade para cumprir a meta de revisão eleitoral – de 75% a 80% dos eleitores, dependendo da localidade. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu que a data-limite para terminar o cadastramento é maio. Mas cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fixou seu próprio prazo. O TRE do Paraná estabeleceu 20 de janeiro como a data no caso de Curitiba. A maioria dos demais TREs estipulou prazos que variavam de dezembro até fevereiro.

Mas, dependendo da localidade, os tribunais estão prorrogando a data do alistamento eleitoral para poder atingir a meta. Em Caruaru (PE), cerca de 30 mil pessoas perderam o prazo encerrado em dezembro. O TRE-PE prorrogou-o até maio. Em Alagoas, Maceió já encerrou o processo e recadastrou 85% dos eleitores. Nos municípios do interior, porém, foi necessária a prorrogação até maio. Essa é a mesma situação do Sergipe e da cidade de Goiânia (GO). Em Porto Velho (RO), os eleitores têm até fevereiro para se recadastrar. (SM)

O porcentual de 80% foi o mínimo exigido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que o sistema biométrico seja adotado em Curitiba nas eleições de outubro. Pelo sistema, o eleitor será identificado pela impressão digital.

“Neste último fim de semana de plantão esperamos cerca de 20 mil eleitores. Portanto, o prazo do próximo dia 20 é improrrogável”, alerta Marden Machado. O eleitor que ainda não se recadastrou pode procurar o TRE sem agendamento prévio ou pode marcar pela internet o horário de atendimento (veja como fazer isso no fim desta reportagem). A Central de Atendimento do TRE conta com 235 guichês. O prazo de espera para quem agenda o atendimento é de, no máximo, 15 minutos. As pessoas que não agendam o recadastramento pelo site esperam, em média, 25 minutos.

Punições

O eleitor que não comparecer no período estipulado fica com a inscrição eleitoral cancelada. Quem estiver em situação irregular, além de não votar, não pode participar de concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e obter empréstimo em banco público. Os servidores com título cancelado também ficam impedidos de receber o salário.

Pelo país

Curitiba – junto com Goiânia (GO), Porto Velho (RO), Maceió (AL) e Aracaju (SE) – é uma das cinco capitais que estão passando pelo recadastramento biométrico. Todos os municípios de Sergipe e Alagoas, e também outras 49 cidades de 13 estados, estão fazendo o novo título eleitoral.

Na eleição de 2010, 1,1 milhão de eleitores já foram identificados pela digital. Para o pleito deste ano, o TSE pretende ter habilitado mais 10 milhões de eleitores para votar utilizando essa tecnologia. Até 2018, o TSE quer que todos os municípios do país possam realizar eleições com identificação biométrica.

Serviço:

A Central de Atendimento do Tribunal Regional Eleitoral paranaense funcionará todos os dias até o fim do prazo do recadastramento biométrico, na sexta-feira da semana que vem, dia 20. Isso vale inclusive para o sábado e o domingo.

O atendimento é das 8 horas às 18h30. É preciso levar um documento oficial de identidade com foto e título de eleitor, além de um comprovante de residência. Só serão aceitos os documentos originais.

A central do tribunal fica na Rua João Parolin, 55, Prado Velho, Curitiba. Os telefones são (41) 3330-8674 e (41) 3330-8673. Há estacionamento próprio e gratuito no local. Para agendar o recadastramento na internet, o eleitor deve acessar o site do tribunal paranaense : www.tre-pr.jus.br.
Fonte: Gazeta do povo 13/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário