segunda-feira, janeiro 23, 2012

Depois de cinco anos, Palácio Iguaçu será reaberto nesta quarta-feira

Foto: Arnaldo Alves/AENotícias

O governador Beto Richa retoma na quarta-feira (25/1) as atividades administrativas no Palácio Iguaçu, que foi revitalizado para voltar a sediar o Poder Executivo. Com a conclusão das obras, serão instalados no prédio os gabinetes do governador e do vice-governador, a Casa Civil, a Casa Militar e parte da Secretaria de Comunicação Social. O prédio tem capacidade para abrigar 450 servidores e ficou fechado por cinco anos.

As obras de recuperação do Palácio Iguaçu foram realizadas em duas etapas, a primeira no governo passado, com aporte de R$ 23 milhões, para reformas e revitalização dos salões e peças artísticas. Na segunda etapa, promovida pela atual gestão, foram investidos mais R$ 9 milhões em obras de acabamento.

Em 2011, foram executados serviços de alvenaria, instalação da rede elétrica e hidráulica, além da colocação de divisórias e lustres. Na parte externa do edifício foram recuperados os acessos viários, o estacionamento e a jardinagem. Por fim, o governo estadual mobiliou todas as salas e departamentos do Palácio Iguaçu, com mesas, cadeiras e computadores.

“No final de 2010 o prédio havia sido inaugurado, mas não estava pronto e não tinha condições de receber as secretarias de governo. As obras que fizemos foram de suporte e acabamento”, explicou o engenheiro Zenon da Silva Neto, da Secretaria de Infraestrutura e Logística. A parte mais importante da obra, segundo ele, foi a complementação da rede lógica, com a instalação de cabos elétricos, telefônicos e de informática.

O engenheiro afirmou que o projeto antigo não previa as melhorias nesse sistema. Outra ação importante foi a revitalização do mapa do Paraná construído em relevo, que está localizado na área dos fundos do Palácio Iguaçu.

HISTÓRIA – Projetado pelo engenheiro e arquiteto paranaense David Azambuja, o Palácio Iguaçu foi construído durante a gestão de Bento Munhoz da Rocha Neto (1951/1955) e inaugurado pelo então presidente João Café Filho, no dia 19 de dezembro de 1954, durante as comemorações do primeiro centenário da emancipação política do Paraná.

O palácio pertence ao conjunto arquitetônico do Centro Cívico, primeiro bairro do Brasil criado especialmente para abrigar edifícios e repartições públicas, integrando assim os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado.

Edifício-sede do Executivo, o Palácio Iguaçu tem área construída de 15.941 metros quadrados, distribuída em quatro andares. Na esplanada frontal ao prédio, dominada pela fachada funcionalista, em vidros e com um único balcão externo, destacam-se as bandeiras cívicas, os desníveis em degraus e os amplos jardins da Praça Nossa Senhora Salete.

Na parede externa à esquerda do Palácio, existe um painel executado pelo artista plástico Poty Lazzarotto, o mural "Paraná", que mede 6,50m x 17,30m e onde estão registradas as origens do estado, em diversos momentos da História e as perspectivas do seu desenvolvimento. Nos jardins do palácio encontra-se esculpido no piso e em alto relevo, o mapa do Paraná em escala cartográfica com os três planaltos, a Serra do Mar e o Litoral.

"FONTE" AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário