quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Ciclofaixa de Lazer, Mais de 9 mil curitibanos já participaram do circuito

Mais de 9 mil curitibanos já participaram do Circuito Ciclofaixa de Lazer, que acontece todos os domingos, das 8h às 16h, por ruas da região central da cidade. O próximo passeio será neste domingo (2).

O circuito passa pelas ruas XV de Novembro; Marechal Deodoro; Emiliano Perneta; Visconde de Nácar; André de Barros e Mariano Torres, destacando cenários históricos e culturais de Curitiba.

Técnicos das secretarias municipais de Trânsito e do Esporte, Lazer e Juventude fizeram nesta semana uma avaliação dos resultados e do desenvolvimento do Circuito Ciclofaixa de Lazer.

“Quando foi implantada, a Ciclofaixa era algo inédito em Curitiba e exigiu grande atenção na questão da sinalização e informações sobre o percurso", disse o secretário municipal de Trânsito, Marcelo Araújo.

Os ciclistas percorrem faixas vermelhas exclusivas para bicicletas, sinalizadas por 250 cones, com acompanhamento de 22 agentes de trânsito e 30 monitores da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude durante todo o trajeto. O circuito começou em outubro de 2011.

"Ficamos muito felizes que nos seis circuitos realizados, percebemos uma grande harmonia e respeito entre ciclistas e motoristas, que buscaram se informar sobre as regras de convívio no trânsito e necessitam cada vez menos orientações dos agentes e monitores do circuito”, afirmou Marcelo Araújo.

Parte de um conjunto de ações da Prefeitura que visa estimular a utilização da bicicleta como atividade física e meio de transporte, a Ciclofaixa tem como grande objetivo trabalhar a educação e o convívio entre ciclistas, motoristas e pedestres, no objetivo de permitir que dividam as ruas.

Além da Ciclofaixa de Lazer, a Prefeitura também está investindo na ampliação das ciclovias da cidade. São seis vias em obras que representam 22,4 quilômetros de ciclovias a mais na cidade.

A malha está sendo ampliada seguindo o Plano Diretor Cicloviário elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que orienta os projetos de urbanização e revitalização de ruas com infraestrutura cicloviária.

Estímulo – Em conjunto com a ampliação da rede de ciclovias e da implantação da Ciclofaixa de Lazer, a Prefeitura de Curitiba oferece programas de estímulo ao uso da bicicleta.

Entre as principais ações se destacam o programa Pedala Curitiba, que oferece passeios ciclísticos toda terça-feira à noite, com percursos diferentes, que variam de 12 a 20 km.

Outro programa é o Circuito SMELJ de Ciclismo, que foi ampliado em 2011 e passou a contar com etapas no Velódromo de Curitiba, aberto para todas as idades, e nas Regionais, com foco maior na criança e adolescente, para despertar o interesse pelo ciclismo desde cedo junto aos curitibanos.

A Prefeitura também promove o Passeio Ciclístico em Comemoração ao Aniversário da Cidade. Em 2011, o passeio reuniu 5 mil pessoas, que pedalaram do Mercadorama da avenida Silva Jardim até o parque Barigui, onde aconteceu a grande festa em comemoração aos 318 anos de Curitiba.

FIQUE ATENTO
Dicas de segurança para um passeio tranquilo na Ciclofaixa de Lazer:

Ciclistas
-Nas calçadas, calçadões, faixas de pedestres e passarelas, desça e empurre
a bicicleta.
- Pedale sempre com um calçado fechado e firme no pé.
-Sinalize as suas intenções com os braços e as mãos.
Motoristas
-Certifique-se de que não há nada em seu ponto cego.
-Na rua, antes de sair de uma vaga ou abrir a porta do carro, olhe com
cuidado.
-Sempre sinalize antes de fazer uma conversão. Assim você evita cortar a
frente de motos e bicicletas.
-Em locais sem semáforo e com faixa de pedestres, pare. Dê sempre
preferência ao pedestre

Serviço:
Circuito Ciclofaixa de Lazer
Data: 05/02
Horário: 8h às 16h
Local: Rua XV de Novembro/Rua Mariano Torres/Av. Marechal Deodoro/ Rua Emiliano Perneta/Rua Visconde de Nacar/Rua Andre de Barros

"FONTE" http://www.curitiba.pr.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário