terça-feira, fevereiro 07, 2012

Com obras da Prefeitura, Justiça abre possibilidade de uso da Pedreira

A Prefeitura de Curitiba, em audiência na Quarta Vara da Fazenda Pública, Falências e Concordatas nesta segunda-feira (6), apresentou um plano de obras e ações para a reabertura para shows da Pedreira Paulo Leminski. A Justiça autorizou a realização do plano, abrindo a possibilidade de uso da Pedreira.

"Diante do plano apresentado pelo Município de Curitiba, fica acordado entre as partes e autorizado por este juízo a realização das obras e concretização de todo o plano apresentado", escreveu em seu despacho a juíza de direito Mariana Gluszcynski Fowler Gusso.

A Pedreira Paulo Leminski está desautorizada a receber shows por força de liminar da Justiça. Esta liminar permanece vigente, mas o processo ficará suspenso até que a Prefeitura realize o plano, que envolve área de escape, equipamentos para evitar vazamento de som e ações de gerenciamento de trânsito e segurança da região nos dias de shows.


Plano - A Pedreira Paulo Leminski ganhará novas rotas de fuga, um ponto de apoio da Polícia Militar e terá o portão de acesso alargado. Estas são algumas das benfeitorias detalhadas no plano de obras e ações apresentado pelo Município. Após a implementação do plano de obras, a Pedreira terá condições de ser reaberta para shows.

O portão de entrada, com acesso pela Rua João Gava, será alargado e terá mais de 12 metros de largura, segundo norma técnica exigida pelo Corpo de Bombeiros. Do lado de dentro, no paredão da lateral esquerda do palco, serão construídas duas grandes escadas de emergência, com um total de 7,7 metros de largura, o que dará acesso à área superior onde há estacionamento e heliponto.


“Todo o projeto de prevenção de incêndio e rotas de fuga foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros”, explica o assessor de Controle Externo da Procuradoria Geral do Município, Silvio Brambila. Segundo o procurador, o laudo técnico aprovado pelos bombeiros também estipula a capacidade máxima da Pedreira em 27 mil pessoas.


Fiscalização - Segundo o plano de obras e ações, as questões de som e horários serão rigorosamente fiscalizados pelo município. “Haverá um pagamento caução antecipado que irá inibir violações das regras estipuladas”, afirma Brambila.


O procurador explica que o município fez recentemente uma licitação para realização de um laudo técnico de sonorização. “Exigiremos equipamentos de som de primeira geração, que garantem concentração de som e evitam que o mesmo se espalhe para fora da Pedreira”, diz Brambila.


Outro item previsto no plano tem como objetivo organizar o trânsito na região em dias de shows, com possibilidade de bloqueios de áreas. O monitoramento será feito pela Secretaria Municipal de Trânsito.


Segurança - Dentro do complexo da Pedreira será instalado um ponto de apoio da Polícia Militar, que também será responsável pelo Plano de Emprego de Policiamento Externo Utilizado na Pedreira.


O plano de obras e ações prevê ainda que qualquer evento na Pedreira com público superior a 2 mil pessoas seja obrigatoriamente analisado pela Comissão de Análise de Eventos de Grande Porte da Prefeitura, que envolve secretarias municipais do Meio Ambiente e Administração, Fundação Cultural de Curitiba e Procuradoria Geral do Município.

"Fonte"www.curitiba.pr.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário