sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Professores da rede estadual farão um dia de paralisação em 15 de março

Os professores da rede estadual farão um dia de paralisação em 15 de março. Não haverá aulas nessa data. Diferentemente do Paraná, a suspensão das atividades em outros estados deve durar três dias – 14, 15 e 16 de março.

Educadores de Curitiba e do interior do estado irão se concentrar na Praça Santos Andrade, no Centro da capital, em 15 de março, a partir das 9 horas. A seguir, será feita uma passeata até o Palácio Iguaçu, no Centro Cívico. A categoria espera ser recebida por representantes do governo do estado.

De acordo com a presidente do APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, aulas na rede estadual serão normais em 14 e 16 de março e os professores planejam desenvolver atividades sobre o movimento nas escolas.

Em 14 de março, serão feitos debates nas escolas sobre as principais reivindicações da categoria. Os professores reivindicam que um terço do tempo de trabalho possa ser utilizado na preparação e pesquisa para a elaboração das aulas. A categoria quer também reajuste de 22% no valor do piso. Outro pedido é para que haja melhorias no atendimento de saúde dos profissionais. Mudanças no plano de cargos e salários dos professores da rede estadual e o pedido para que 10% do Produto Interno Bruto (PIB) sejam investidos em educação também fazem parte da pauta de reivindicações.

Após a paralisação, em 16 de março, será feita a avaliação do movimento nas escolas. “Queremos apresentar as nossas reivindicações à comunidade escolar e esperamos providências do governo do estado”, afirmou a presidente da APP-Sindicato.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação (Seed), por volta das 9 horas, e aguarda o retorno.

Outras manifestações

Os professores fizeram pelo menos dois atos neste ano para apresentar as reivindicações da categoria. O início do ano letivo da rede estadual de ensino foi marcado por protestos dos professores e funcionário das escolas de todo o Paraná. As aulas tiveram 30 minutos em 9 de fevereiro - segundo dia letivo de 2012

Após o encerramento das aulas, professores da rede estadual de ensino se reuniram na Boca Maldita, Centro de Curitiba, e distribuíram folhetos à população explicando o motivo da paralisação.

Fonte: Gazeta do Povo 24/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário