sábado, fevereiro 11, 2012

Ônibus atropela uma pessoa a cada 3 dias

Só em 2011 houve 121 atropelamentos em Curitiba. Maior causa é a distração do pedestre, seguida da imprudência do motorista

A cada três dias, um pedestre é atropelado por ônibus em Curitiba. Segundo dados do Corpo de Bombeiros, 121 pessoas foram atropeladas por veículos do transporte coletivo no ano passado. O número foi o mais alto dos últimos cinco anos. No início de 2012, já foram dez vítimas. Pedestres e motoristas têm sua parcela de culpa nessa estatística.

O crescimento foi de 9% em relação a 2010, quando foram registrados 89 atropelamentos. Nos últimos cinco anos, a única vez que esse número ficou abaixo de cem vítimas foi em 2009, quando 92 ocorrências foram registradas. Entre 2007 e 2009, a tendência era de queda. Entre­tanto, essa tendência se inverteu, crescendo em 2010 e 2011.

Para o tenente do Batalhão Policial de Trânsito de Curitiba (BPTran) Ismael Veiga, a distração dos pedestres tem contribuído para o aumento das ocorrências. O uso de fones de ouvido e de smartphones tiram a atenção das vítimas na hora de cruzar ruas e avenidas mais movimentadas e, especialmente, as canaletas de ônibus. Além disso, muitas ocorrências poderiam ter sido evitadas se a vítima cruzasse a rua na faixa de pedestres.

Além disso, a imprudência de alguns motoristas também coloca em risco a vida de muitas pessoas. Ao dirigir acima dos limites de velocidade e tentar “aproveitar” sinais amarelos para cruzar as ruas, muitas vezes para cumprir o horário determinado pela Urbs e evitar uma punição, os ônibus causam acidentes fatais.

Prevenção

O diretor de transporte da Urbs, Antônio Carlos Pereira de Araújo, afirma que os motoristas são instruídos a ter o máximo de cuidado e dirigir defensivamente. “A orientação aos motoristas é que nada é prioritário à segurança no trânsito. Os ônibus têm horários pré-determinados, mas isso não se sobrepõe [à segurança]”, afirma. Araújo frisa que o acompanhamento por GPS, que está sendo implantado atualmente na cidade, deve facilitar a fiscalização de eventuais irregularidades por parte dos motoristas.

Araújo afirma, também, que as empresas têm tomado medidas para evitar acidentes. Todos os motoristas passam por cursos de direção defensiva. Além disso, são oferecidos cursos de reciclagem e acompanhamento psicológico para motoristas que, eventualmente, causam algum acidente. “As empresas cumprem à risca essas determinações”, afirma. Além disso as autuações estão entre os indicadores de qualidade exigidos no contrato das operadoras com a Urbs. Caso o número esteja acima da meta, parte do pagamento feito pela Urbs é descontado.

Já Veiga afirma que ações de fiscalização estão sendo feitas nas canaletas exclusivas, pontos onde mais ocorrem acidentes envolvendo ônibus em Curitiba. Ele frisa, também, que novos gradis estão sendo instalados nas canaletas, para evitar que pedestres cruzem as avenidas fora da faixa de pedestres – como existem hoje, por exemplo, na Avenida Presidente Affonso Camargo, em frente à rodoviária. Entre­­tanto, nem sempre isso adianta. “É muita imprudência. Muitas pessoas preferem até mesmo pular os gradis do que atravessar na faixa”, comenta.

Sinal amarelo

Imprudência amedronta no Água Verde

A imprudência de alguns motoristas de biarticulados amedronta moradores do Água Verde. Na Avenida Sete de Setembro, ônibus parados no tubo da Praça do Japão aceleram com o sinal ainda vermelho em direção ao Centro, esperando que ele mude para verde milésimos de segundo antes de atingir a Rua Bento Viana. Ao mesmo tempo, muitos carros, motos e pedestres tentam “aproveitar” o sinal amarelo e, geralmente, entram em rota de colisão com os ônibus, que não têm como parar.

Segundo o advogado Raul Clei Coccaro Siqueira, morador da região, já aconteceram três acidentes em 2012. Para quem tem de cruzar a rua todos os dias, prevalece o medo. “Quando a gente precisa ir ao mercado, ou na padaria, é uma preocupação. É muito perigoso”, diz. Ele afirma que a sinalização na esquina com a Bento Viana é confusa.

Para o advogado, a impunidade favorece os acidentes, tanto pelo lado dos motoristas de ônibus quanto para motoqueiros e motoristas de veículos de passeio. “Se você aplica uma sanção rigorosa, vai começar a perceber que o motorista fica mais preocupado”, afirma. Além disso, ele sugere que os motoristas do transporte coletivo sejam premiados quando trabalham um determinado período sem causar acidentes.

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Curitiba (Setransp) informou que os motoristas são orientados a não fazer esse tipo de manobra. Além disso, orienta que passageiros e pedestres denunciem a irregularidade ligando para o 156 ou para as próprias empresas de ônibus.

"Fonte" Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário