domingo, maio 22, 2011

Projeto Da consciência à ação, será o Benedito?

PROJETO

“DA CONSCIÊNCIA À AÇÃO” – será o BENEDITO?

APRESENTAÇÃO


AMAP - Associação Brasileira do Movimento de Apoio Participativo, fundada em 1990, CNPJ 00.659.777/0001-62, sem fins lucrativos, com sede a Alameda dos Tupiniquins, 417 - 51– Moema - São Paulo, e-mail amap.associacao@gmail.com , representada por seu presidente Sr. José Moraes Parra , tem como objetivo contribuir com atividades sócio-educativas, palestras e oficinas para o desenvolvimento dos conceitos de cidadania e coletividade.

Nesse contexto, a AMAP vem realizando projetos abrangendo também a sua preocupação com a preservação do meio ambiente, descritos abaixo:

“Da Independência à Consciência, Da Consciência à Ação” – realizado no saguão do Edifício Altino Arantes, Rua João Brícola, 24, no período de 05 de setembro a 03 de outubro de 2008, beneficiando 25.000 visitantes da exposição que receberam a cartilha “Será o Benedito?
O projeto teve início no dia 01 de setembro no calçadão da Rua João Brícola. Os grafiteiros e pintores, coordenados por Rim Chiaradia, autodidata e arte-educador, com larga experiência em oficinas para alunos de comunidades da Grande São Paulo, elaboraram, durante 04 dias suas obras através de uma visão pessoal do que mais lhes tocava em cada um desses momentos da história.
De acordo com o período escolhido, trouxeram ao público imagens que se destacam quando se fala da relação irracional do homem com a natureza ao ignorar sua importância para a própria vida.
No dia 04 de setembro, no vernissage houve a conclusão das pinturas, o vídeo transmitido via telão e a disponibilidade de dois painéis que foram utilizados pelo público para interagirem com o tema da exposição.
Fomos convidados a participar do evento do Meio Ambiente – Mês Junho-Julho/09 – METRÔ_SP expondo as lâminas da cartilha “será o Benedito?” e sua distribuição pelo personagem BenditoBenedito aos usuários.

DESCRIÇÃO DO PROJETO

A AMAP, com o seu feeling apurado, observou que mesmo com todas as informações sobre a preservação do meio ambiente, divulgadas pela mídia e em ações locais, o elo entre os seres humanos e a necessidade da preservação do meio ambiente em que vivem ainda não se consolidou. Este foi o fator determinante para todo o envolvimento e idealização deste projeto.
A criação do personagem "BENDITOBENEDITO" e sua cartilha de ensinamentos foram idealizadas para ser o consolidador deste elo.

Programa objetiva transformar os estudantes na faixa etária entre 11 e 15 anos, público alvo, em atores e propagadores dos ensinamentos colocados da cartilha "será o Benedito?".
Nas oficinas de reciclagem e grafitagem planejadas, também serão envolvidos os familiares para que se tornem agenciadores desta nova história em suas comunidades. Haverá uma vivência voltada para crianças menores para que possam experimentar os efeitos nocivos e o significado de um simples papel de bala jogado ao chão.
O projeto é organizado de forma clara, objetiva e de fácil identificação pelo público. Os educadores atuarão como intermediários, colaborando na formação do indivíduo como um todo, envolvendo educação, cultura, meio ambiente e a formação à boa conduta.

A linguagem adequada e de fácil entendimento pelas crianças e população de modo geral constituiu-se em fator de grande importância e incentivo para que pudéssemos alcançar a absorção das informações transmitidas e, desta forma, continuar a incentivar a mudança de hábitos voltada para a preservação do meio ambiente e melhora na qualidade de vida, principalmente para as comunidades com questões sérias de falta de infra-estrututura básica.
Acreditamos que a grandeza do projeto e das informações transmitidas hoje como sementes possa frutificar e transformar em mudanças reais de atitudes e ações em um futuro bem próximo. Ações essas, fundamentais para um meio ambiente sustentável, onde as riquezas naturais do planeta serão preservadas.
Que todos possam internalizar as responsabilidades que temos e as conseqüências de nossos atos.
Que possamos perceber que antes dos direitos vêm os deveres.
É respeitando que somos respeitados!

A figura do Benedito, com seus traços que simbolizam a Terra, a Natureza, a Água e a Força Afetiva (coração) das crianças e adolescentes, promove a identificação com o personagem.

Personagem Herói que luta pela conscientização da destruição que nos cerca e nos ameaça e pela transformação ativa e contínua da relação do ser humano com a comunidade, com o meio ambiente, com a natureza, com o planeta, enfim com a própria vida.

"Vestir a camisa com o Benedito" é tornar-se ator desta transformação"

OBJETIVOS GERAIS

Interagir efetivamente com nossas estratégias de atuação junto às crianças e adolescentes, num trabalho que visa estimulá-los à consciência, responsabilidade e ação, com o propósito de maior participação no seu desenvolvimento global;

Estimular, desenvolver e incentivar a criatividade dos participantes através do “despertar” da capacidade de se pensar o novo, com a importância da preservação do meio ambiente e o quanto todos nós podemos ganhar com a esta nova postura.
Aumento da sua própria auto-estima, melhorando o seu próprio ambiente, estimulando a comunidade no sentido de coletividade, revertendo em frutos benéficos para si, para os que o cercam e para o planeta.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Internalização das informações e ações executadas;
Público alvo como Atores e Propagadores das informações junto à família e a Comunidade;
Mudança de atitudes que se perpetuarão;
Novas idéias para reutilização dos materiais despejados no lixo diariamente;
Respeito e cuidado com tudo o que faz a vida existir.

PLANO DE SUSTENTABILIDADE

É imperioso que possamos dar continuidade as ações anteriormente iniciadas e realizadas em relação à divulgação, incentivo e esclarecimentos sobre a real necessidade nas mudanças de hábitos voltadas para a preservação do meio ambiente e do planeta e, o ganho na melhoria da qualidade de vida de todos nós.
Precisamos fazer alguma coisa! Precisamos mudar de atitudes!
O ar poluído, a escassez de água, a falta do verde, as enchentes, as mudanças no clima... afetarão a todos, independente da classe social a que pertencemos.
Com o apoio desta Instituição, poderemos continuar a dar andamento a este projeto. Não só para o nosso Estado, mas para todo o País.

OBJETIVOS

OBJETIVOS GERAIS


Este projeto, idealizado por Marisa Cruz, embasado nos conceitos de cidadania, arte e sustentabilidade, tem como objetivo desenvolver no ser humano o espírito de conscientização e preservação da vida e do planeta, de forma continuada e não apenas uma ação pontual.

Sendo simples e dinâmico, o projeto consegue facilmente despertar o interesse do homem para a sua capacidade de mudar a realidade atual apenas com a mudança de pequenos hábitos no seu dia a dia, alcançando maior qualidade de vida, autonomia e independência.

A figura do Benedito, com seus traços que simbolizam a Terra, a Natureza, a Água e a Força Afetiva (coração) das crianças e adolescentes promove a identificação com o personagem.
Personagem-herói que luta pela conscientização da destruição que nos cerca e nos ameaça e pela transformação ativa e contínua da relação do ser humano com a comunidade, com o meio ambiente, com a natureza, com o Planeta, enfim com a própria vida.
“Vestir a camisa com o Benedito” é tornar-se ator dessa transformação.
Serão as mãos destes atores que escreverão uma Nova História.

Para que o projeto possa ser incorporado como ação efetiva, criou-se um elo: benditobenedito@gmail.com e site www.benditobenedito.com.br para um diálogo direto e assim promover o desenvolvimento cultural, social e educacional, considerando as especificidades de cada um.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Interagir efetivamente com nossas ações junto às crianças e adolescentes, num
trabalho que visa estimulá-los à consciência e responsabilidade, com o propósito de
maior participação no seu desenvolvimento global;

- Mudança de atitudes;

- Conscientização da importância da preservação do meio ambiente;

- Formação do indivíduo como parte integrante da sociedade em que vive;

- Cidadão do mundo com atitudes positivas e construtivas para o planeta e o momento
que vivemos;

- Aumento da sua própria auto-estima, melhorando o seu próprio ambiente,
estimulando a comunidade no sentido de coletividade, revertendo em frutos benéficos
para si, para os que o cercam e para o planeta.

Acreditamos que todo ser humano tem o direito de ser colocado, durante a sua formação, em um meio formador de opiniões de tal ordem que lhe seja possível chegar ao ponto de elaboração, até a conclusão, dos instrumentos indispensáveis à sua formação como cidadão.

METODOLOGIA

A duração em cada unidade será no total de 02 meses, com atuações distintas e planejadas da seguinte forma:

Da exposição

A história (final século XIX ao século XXI) contada através de painéis grafitados e pintados de tamanho 2,0m x 2,5m e também a exposição do conjunto de 20 painéis da cartilha será o Benedito?
Buscando interagir com a comunidade, disponibiliza-se mais 02 (dois) painéis (do tamanho 2,00 x 1.50) para que cada um possa expor, através de tinta e pincel suas impressões e sentimentos acerca do momento vivido.

Os painéis permanecerão durante os dois meses tendo um monitor-aluno, devidamente identificado com a camiseta do Projeto que estará informando aos outros estudantes e a comunidade sobre a exposição e seu objetivo.

Buscando interagir com a comunidade, disponibiliza-se mais 02 (dois) painéis (do tamanho 2,00 x 1.50) para que cada um possa expor, através de tinta e pincel suas impressões e sentimentos acerca do momento vivido

Do vídeo

A apresentação de um vídeo com imagens e sonorização impactantes, buscando através da emoção, a consciência desta nova realidade.

Da Cartilha

Como parte integrante deste conjunto haverá a distribuição da cartilha intitulada "será o Benedito?", composta por 20 lâminas com o personagem principal Benedito “O bendito” que, de maneira graciosa e inteligente nos dá dicas para serem adotadas em nosso cotidiano, favorecendo a vida e a preservação do planeta.

Da Palestra

A palestra será dada pela experiente educadora Cynthia Lema, que falará sobre o porquê do nome da cartilha “será o Benedito?”, interrogação esta que era dita no passado quando se cometia um engano repetidas vezes.

As mudanças de atitudes praticadas diariamente que, no primeiro momento parecem difíceis e trabalhosas, passam a se tornar rotineiras e espontâneas colaborando assim, para o bem estar de todos e do meio ambiente.

A equipe Benedito: palestrante, personagem, painéis, vídeo e cartilhas, estarão no primeiro dia do mês apresentando a palestra, a cartilha, entregues pelo personagem e a escolha das equipes entre comunidade (crianças, adolescentes, jovens e adultos) que estarão durante os dois meses praticando os ensinamentos no ambiente escolar, em suas casas e nos locais públicos.

As equipes (beneditinhos), bem como cada ser humano que se tornar ator desta nova história receberão camisetas com o personagem Benedito estampado, identificando-os como cidadão-planetário.

Das Oficinas

Na última semana do primeiro mês, preferencialmente no sábado, haverá o retorno de toda a equipe Benedito para o workshop de integração (adolescentes- pais) com profissionais que ensinarão a reciclagem do lixo, ou seja, como poderemos transformar este lixo em atividade sustentável para as famílias e, assim reverter o processo de degradação que habitualmente observamos além de abrir oportunidade de trabalho para elas. Serão dadas sacolas retornáveis às mães participantes das oficinas para que possam atuar como agenciadoras desta Nova História.


Será realizada uma atividade concreta voltada para crianças de menor faixa etária através da percepção do significado de um simples papel de bala jogado ao chão:
Dois recipientes de plástico do tamanho de um engradado com um orifício no fundo onde em um deles as crianças colocarão papéis e todo o material que geralmente são vistos pelas ruas e o outro permanecerá vazio.
Em seguida serão preenchidos com água.
As crianças poderão vivenciar e visualizar como se dá o entupimento dos bueiros e córregos que, desta forma, não tendo vazão para escoar inundam ruas e suas próprias casas e que, no recipiente sem nenhum material a água escoa normalmente.

Na última semana, preferencialmente no sábado, o retorno novamente da equipe Benedito para avaliação dos diários das equipes em relação ao cumprimento dos ensinamentos do Benedito e premiação daquelas que conseguiram conscientizar e praticar as novas atitudes com a família e com a comunidade e a equipe de grafiteiros para ensinar as técnicas.

A produção dos painéis e a finalização do Globo Terrestre serão feitas pela comunidade que utilizará a livre expressão utilizando a técnica aprendida na oficina de grafitagem. Estas peças serão doadas à Unidade para que sempre permaneça na memória a necessidade da continuidade das atitudes sugeridas na cartilha.

PERFIL DA REGIÃO

Estudantes das escolas públicas, na faixa etária de 11 a 15 anos que serão os futuros atores e agenciadores (família, comunidade) desta mudança de atitudes e se tornando cidadãos educacionais universais.
O objetivo é alcançar o maior número de cidadãos da comunidade para que esta ação se torne permanente e beneficie a todos.

ATIVIDADES

- Mobilização e meios de envolver a comunidade para as possibilidades de participação ativa através de novas atitudes;

- Mobilização para a formação das equipes estudantis para a atuação conjunta sobre a questão da água, energia e resíduos.

Atividade Oficina: Reciclar Brincando Cooperaacs

Sinopse

Transformação de objetos utilizando como matéria prima os "recicláveis". Reciclar, reutilizar e reaproveitar tem oferecido as pessoas materiais interessantes, favorecendo o surgimento de novas linguagens e opções estéticas, das mais funcionais peças de artesanato às mais profundas abstrações artísticas. Pensando nisto a oficina têm como ponto de partida a transformação artística, aliada a criação através dos materiais que podem ser reaproveitados (recicláveis).

Objetivo

Difundir informações sobre a importância da reciclagem para o ambiente em que vivemos, tornando também, os participantes da oficina multiplicadores da informação para suas famílias.
Mostrar que através desta matéria-prima (barata ou até mesmo gratuita) pode-se transformar o conceito lixo em Arte/brinquedos. Estimular, desenvolver e incentivar a criatividade dos participantes através do “despertar” da capacidade de se pensar o novo, com a importância da preservação do meio ambiente e o quanto todos nós podemos ganhar com a reciclagem. Incentivar a curiosidade, censo crítico, coordenação motora e a criatividade.

Temas da realização das oficinas

1. Meio ambiente;
2. Tratamento adequado do reciclável;
3. A manipulação das ferramentas;
4. Preparação dos materiais;
5. Construção dos objetos propostos;
6. Finalização e acabamento.

Metodologia

Através de linguagem artística e plástica mediar à oficina, buscando de forma construtiva a confecção de objetos a partir do reciclável.

Atividade Oficina : Live painting

Rim Chiaradia

Objetivo e Justificativa do projeto / propost
a

Nos últimos anos o graffiti vem se valorizando cada vez mais.
Sendo usado como linguagem em vários meios de comunicação e de propaganda, visto como arte contemporânea que agrega valor e cultura ao dia a dia das pessoas que freqüentam os ambientes urbanos.
O objetivo de propor o live painting, assim chamado a exibição de graffiti feito na hora, é agregar valor e cultura ao evento, tratando o graffiti como entretenimento e atração para os freqüentadores.

Essa proposta se baseia em eventos bem sucedidos, a exemplo do Pixel Show, Mercado Mundo Mix e feiras da Honda e do Anhembi, onde realizamos esse trabalho anteriormente e que foi muito bem aceito e aproveitado.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

A todo o momento estaremos observando e avaliando a receptividade e internalização das informações que serão transmitidas. Respondendo perguntas, tirando dúvidas... Disponibilizaremos, inclusive, um endereço na Internet e o site.
No final de nossa atuação faremos uma avaliação através de um questionário onde todos participarão e poderão ter a oportunidade de demonstrar e comprovar as melhorias e ganhos que obtiveram em suas comunidades e em suas vidas.

Os resultados obtidos nas avaliações e mediações que serão realizadas serão disponibilizados para toda a comunidade e repassadas aos nossos parceiros e patrocinadores. Acreditamos que desta forma todos nós poderemos mensurar os efeitos das ações executadas e os benefícios nas mudanças de hábitos.
Importante lembrar que temos como um de nossos objetivos levar ensinamentos para que tornem-se capazes de criarem e reinventarem novas formas de subsistência, respeitando o meio ambiente.
As atividades, as questões pertinentes a sua execução e os processos de avaliação que serão realizados serão registrados pela Coordenadora Geral do programa e alimentados com dados fornecidos por todos os envolvidos direta ou indiretamente ao projeto.
Todas as ações planejadas terão momentos de registro e avaliação parcial entregues pelos profissionais capacitados e executores das mesmas, para que possam ser reunidas no registro e avaliação geral e final.
Estes procedimentos são feitos desta maneira, para que possamos realizar ajustes e mudanças de estratégias, quando necessários. Ou para que possamos comprovar e consolidar a sua excelência.
Ressaltamos que o desejo deste projeto é o de caminhar por todo o Brasil e através dos registros e avaliações, poderemos realizar as devidas adequações quando se fizerem pertinentes, respeitando as especificidades de cada região.

A responsabilidade da execução das etapas do projeto ficará a cargo da empresária Marisa Cruz.

AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO

RESULTADOS ESPERADOS


O projeto tem como objetivo estimular o processo de desenvolvimento do indivíduo, conduzindo e orientando para que cada um seja responsável pelas suas próprias atitudes, envolvendo a coletividade e caminhar com as próprias pernas.

Organizado, também, de forma que os educadores atuem como intermediários, colaborando na formação do indivíduo como um todo, envolvendo a educação, cultura, o meio ambiente e a formação de respeito à boa conduta.

O Processo de avaliação implica no desenvolvimento articulado das competências, habilidades e valores que acompanham o crescimento dos cidadãos através da interação do grupo, visando à construção de uma cidadania criativa e autônoma.


AS MÃOS QUE DESTROEM, RECONSTROEM, A OPÇÃO É SUA

EXPOSIÇÃO NO METRÔ “DA CONSCIÊNCIA À AÇÃO”





EXPOSIÇÃO SANTANDER CULTURAL
“Da Independência à Consciência,da Consciência à Ação







Contato sobre o projeto com a Sra. Marisa Cruz através do email marisa.s.cruz@gmail.com

Um belíssimo projeto, sem dúvida alguma de grande sucesso se implantado em nossa cidade, estado, país e mundo.

Parabéns!!

Via blogwww.olhoabertoparana.com.br
Link da postagem http://olhoabertopr.blogspot.com/2011/05/da-consciencia-acao-sera-o-benedito.html

Um comentário:

  1. Precisamos de um projeto assim aqui em Curitiba, parabéns pelo projeto

    ResponderExcluir