quinta-feira, maio 19, 2011

Sem tetos desocupam prédio do Inss em Curitiba

As 100 pessoas integrantes da União por Moradia Popular do Paraná (UMP/PR) desocuparam o prédio do INSS da Rua Marechal Deodoro, 1.290 no final da tarde desta quinta-feira (19). A direção nacional da entidade, a União Nacional por Moradia Popular (UNMP), agendou uma reunião para a próxima segunda-feira (23), em Brasília, com representantes do Ministério das Cidades, da Secretaria Nacional de Patrimônio da União e do próprio movimento de vários estados do país, para decidir a pauta de reivindicações dos sem-teto.

A ocupação de prédios da União foi realizada por sem-teto de vários estados do país na manhã desta quinta-feira. Entre outras reivindicações, a UNMP pede a destinação de terra e edifícios ociosos da União e autarquias para moradia popular; uma política habitacional urbana que produza cidades includentes e sustentáveis, priorizando a população de baixa renda; aprovação da PEC da Moradia, garantindo recursos estáveis para o Fundo de Habitação.

Também está na reivindicação da UNMP a urbanização e regularização das favelas e áreas ocupadas com participação popular; criação de uma política fundiária para habitação popular, com a criação de banco de terras e o estímulo à produção de moradias populares em áreas urbanas bem localizadas e urbanizadas; e fortalecimento e consolidação do Sistema Nacional de Habitação, com a centralização dos recursos da habitação no Fundo Nacional, com controle social e fortalecimento do Conselho das Cidades e Conselho Gestor.

A UNMP pede ainda o apoio à produção habitacional autogestionária, com a destinação de recursos para a construção de 400 mil moradias em parceria com associações e cooperativas e a desburocratização do Programa Minha Casa Minha Vida, além da transparência e apoio dos órgãos governamentais para a aprovação de projetos populares e interlocução permanente com o Ministério das Cidades e com a Caixa Econômica Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário