segunda-feira, maio 30, 2011

Curitiba é o 5º lugar no ranking de fumantes

O percentual de fumantes em Curitiba a partir de 18 anos caiu de 19,3% em 2009 para 17%, no ano passado, conforme os resultados das pesquisas Vigitel de 2009 e 2010. A queda foi observada entre os homens (de 23% para 18,9%) e também entre as mulheres (de 16,1% para 15,4%), fazendo a Capital paranaense descer da segunda posição de maior prevalência de fumantes para o quinto lugar. Hoje é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco.

Para o coordenador do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, João Alberto Lopes Rodrigues, o resultado reflete o impulso dado às ações de prevenção do tabagismo e atenção às pessoas que querem parar de fumar. “Temos aumentado o leque de abordagens de crianças e adolescentes sobre o tema, numa parceria entre as secretarias municipais da Saúde e da Educação que ganha cada vez mais corpo”, observa.

Segundo a Pesquisa de Saúde entre os Escolares, realizada em 2009 entre o Ministério da Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 38,6% dos estudantes de 13 a 15 anos que afirmaram já ter experimentado o fumo, 39% eram meninas. Elas também são maioria quando o assunto é o uso continuado dessa droga lícita: 11%.

Nas abordagens dos adolescentes, o objetivo é fazer os jovens refletirem sobre o significado desse tipo de dependência na forma de bate-papos, performances e jogos. “A ideia é combater o cigarro, mas fazendo a prevenção entre quem não fuma e ajudando quem já se tornou dependente de maneira lúdica e que faça sentido para a experiência deles nesse momento”, diz Rodrigues.
Ações — Para marcar o Dia sem Tabaco, algumas ações estão programadas para hoje. anfletagens educativas nas Ruas da Cidadania acontecem das 9 às 12 horas e em nove terminais de ônibus das 17 horas às 18h30 estão entre as atividades organizadas pela Secretaria Municipal da Saúde.
As unidades de saúde programaram ações nas salas de espera das unidades de saúde, como realização de palestras, exibição de vídeos e aferição da quantidade de monóxido de carbono nos pulmões.

Haverá também uma caminhada de sensibilização sobre os malefícios do hábito de fumar e as estratégias ao alcance de quem quer largar o vício, com saída da Unidade de Saúde São João Del Rey (Regional Bairro Novo), às 8 horas, com destino à Rua da Cidadania do Bairro. Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostra que os brasileiros fumantes somam 15,1% da população. Em 1989, este índice chegou a 34,8% dos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário