quinta-feira, maio 19, 2011

Movimento por moradia popular ocupa prédio desativado do INSS em Curitiba

Um grupo de aproximadamente 50 pessoas ocupam um prédio que pertence ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no centro de Curitiba, na Rua Marechal Deodoro, nº 1.290, desde às 9h desta quinta-feira (19). O movimento coordenado pela União Nacional Por Moradia Popular (UNM) reivindica “a destinação de imóveis e terrenos públicos à moradia popular”, segundo o coordenador financeiro da UNM em Curitiba, Rolland Rutyna.

O dia 19 de maio foi adotado pelo movimento como dia nacional de luta pela moradia popular e manifestações públicas estão sendo coordenadas, nesta quinta, em vários estados do país. De acordo com Rutyna, um grupo representante da UNM está em Brasília para negociar com o governo federal que imóveis desativados cumpram uma “função social”.

“Vamos aguardar o tempo que for necessário [no edifício ocupado em Curitiba]. O movimento tinha hora para começar, mas não para acabar. A saída não foi marcada. Vamos ficar aqui até receber uma posição de Brasília”, disse o coordenador.

Há dois anos atrás, um outro prédio público em Curitiba, na Rua José Loureiro, foi ocupado pela UNM e, durante um dia, os manifestantes reivindicaram no local a destinação do imóvel para moradia popular. O edifício foi desapropriado, mas o movimento ainda aguarda um processo de licitação para a reforma, o que impede a ocupação definitiva do local.

Um dia, foi desapropriado um outro prédio, na José Loureiro, e foi destinado para moradias popular. Faz dois anos, mas a burocracia não deixou avançar. Optamos por não nos manifestar-mos lá para não criar constrangimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário