domingo, junho 19, 2011

Motoristas pedem solução urgente para o trânsito na região do trevo do atuba

Há pelo menos dois anos, quem passa diariamente pelo Trevo do Atuba, próximo ao quilômetro 17 da BR-116, no limite entre os municípios de Colombo e Pinhais, sofre com os congestionamentos registrados no local, principalmente em horário de pico. Apesar de haver previsão de obras de melhoria para o viaduto, que seriam executadas pela concessionária que administra a rodovia, a situação parece estar longe de ser solucionada, o que tem causado uma mobilização de moradores do local e lideranças políticas em relação ao assunto.

Devido aos transtornos causados pelos congestionamentos no local, uma audiência pública deve acontecer na próxima terça-feira (21), na Assembleia Legislativa do Paraná para discutir o tema. Além disso, um requerimento aprovado pela Câmara dos Deputados em Brasília deve ser encaminhado ao Ministério dos Transportes nos próximos dias pedindo providências do órgão.

De acordo com moradores e comerciantes da região, os congestionamentos causam transtorno independentemente de qual seja o destino do motorista. “Não tem como sair da loja nos horários de pico e, por isso, a gente tem fechado mais tarde, lá pelas 18h30, quando começa a ficar mais tranquilo”, afirma o comerciante Augusto Fernandes, que mora em Curitiba, mas vai todos os dias a Pinhais para trabalhar no comércio de sua propriedade.

A comerciante Bernardete Scheffer conta que o trânsito no local sempre foi problemático, mas piorou quando um semáforo foi instalado nas proximidades do trevo. “Tivemos que fazer contato com a Prefeitura de Pinhais para resolver a questão do semáforo e agora ele fica desligado nos horários de pico para aliviar o fluxo, mas ainda assim os congestionamentos continuam. Fico imaginando como vai ser quando o condomínio que está sendo construído aqui perto ficar pronto e vier mais gente”, comenta.

Fernandes também diz que já procurou soluções para o problema dos congestionamentos fazendo contato com a Prefeitura Municipal de Pinhais e com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “Já procurei a concessionária também, mas nunca consegui falar com ninguém lá”. Em nota oficial, a Autopista Régis Bittencourt informou que “o projeto de melhoria da passagem inferior (dispositivo tipo trincheira) localizada no km 17,6 - Trevo da Cruz do Atuba - está em fase de elaboração e aprovação junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)” e que, “de acordo com o contrato de concessão, as obras estão previstas para ter início ainda este ano”.

No entanto, para que o projeto seja aprovado, deve haver concordância das prefeituras de Pinhais e Colombo em relação ao projeto, o que pode resultar na necessidade de adiamento da obra. De acordo com a concessionária, o projeto prevê a reformulação do dispositivo, com melhoria de traçado e das alças de acesso, o que solucionaria a atual insuficiência funcional do trevo devido ao intenso tráfego urbano.Procurada pela reportagem de O Estado, a ANTT não enviou informações a respeito do andamento do processo de aprovação do projeto.

Mobilização parlamentar

Por considerarem de interesse público a questão dos congestionamentos no Trevo do Atuba, alguns deputados estão se mobilizando para procurar soluções que atendam à comunidade da região em que o viaduto está localizado. Na próxima terça-feira (21), o assunto será discutido em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná, convocada pelo deputado estadual Marcelo Rangel (PPS), presidente da Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação.

A questão também é assunto de um requerimento proposto pelo deputado federal Rubens Bueno (PPS), aprovado na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (15) e que deve ser encaminhado ao Ministério dos Transportes e à ANTT nos próximos dias. “Por meio do vereador Silvio Star, de Pinhais, tive conhecimento da situação no trevo vendo as imagens gravadas por ele no local em horários de pico. A situação é tão grave que pedimos no requerimento que a ANTT verifique o projeto e o aprove o mais rápido possível porque essas pessoas não podem perder o direito de ir e vir por conta dessa situação, que já está ultrapassando o limite”, comenta o deputado.

Para o vereador Silvio Star (PPS), a questão é de extrema importância. “Nós temos muitos trabalhadores que vão para Colombo ou fazem o caminho inverso todos os dias. Como recebi muitas reclamações, fui conferir a situação, que realmente está muito complicada. Por isso, pedi o apoio do deputado para solucionar o problema, pois ele tem acesso mais fácil aos órgãos competentes”. Ele promete mobilizar a comunidade para participar da audiência pública agendada para o próximo dia 21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário