sábado, junho 25, 2011

Plantão do TRE atendeu milhares de pessoas em Curitiba

Mais seis mil eleitores de Curitiba são esperados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), até as 18h deste sábado (25), para o recadastramento no sistema biométrico. A Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba, que funciona na Rua João Parolin, nº 55, no Prado Velho, atenderá em regime de plantão, assim como o fez na quinta-feira (23), no feriado de Corpus Christi. Com a ação, mais de 14 mil cidadãos foram cadastrados entre quinta e sexta. Sendo assim, o TRE-PR deve chegar ao final do dia com pelo menos 16% do eleitorado de Curitiba recadastrado.

O último dado atualizado do Tribunal, já confirma 212 mil eleitores cadastrados no novo sistema, o que equivale ao total de eleitores de Ponta Grossa. Porém, como Curitiba conta com 1,3 milhão de eleitores, mais de cem mil pessoas por mês deverão atualizar seus dados até o dia 20 de janeiro de 2012, a fim de que se cumpra integralmente o recadastramento.

No que depender da estabilidade do sistema de informática usado pelo Tribunal, tudo correrá tranquilamente, pois o problema, que derrubou a rede por uma vez no feriado de Corpus Christi, foi detectado no banco de dados do servidor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e já está sendo monitorado.

“Vínhamos enfrentando pequenas falhas, como a que ocorreu no feriado, há 60 dias. O TSE detectou um problema em uma aplicação do banco de dados do servidor que fica em Brasília”, conta o secretário de Tecnologia da Informação (TI) do TRE-PR, Carlos Emmel. Com o diagnóstico, em 20 dias, o TSE pretende efetuar a troca para uma nova versão do programa do banco de dados.

“Enquanto isso, adotamos uma ação de contorno, no qual a TI do TSE detecta previamente qualquer ameaça de pane e toma as ações cabíveis para que o sistema não caia nos tribunais regionais”, detalha Emmel.

Quem foi à Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba neste sábado confirmou que a medida adota está funcionando. “Fui atendido antes do horário que marquei, tamanha a agilidade. Levei menos de 20 minutos”, celebrou o administrador Mário Jorge Quadros. Claro que, tamanha agilidade, também se deve ao agendamento prévio. Quem não agenda o recadastramento, entre fila e atendimento, fica quase duas horas para ser atendido, ou seja, seis vezes a mais do que aqueles que marcaram previamente.

“Entrei às 9h e saí às 11h”, observa a auxiliar de enfermagem Paulina G. Bastchen. Ela e o filho Gustavo decidiram ir sem marcar. “A fila está andando bem, o problema é que muita gente não agendou”, comenta Gustavo. De acordo com a central, 40% dos atendimentos efetuados entre quinta e sábado foram previamente agendados.

Sem comprovante de residência atualizado, não há recadastramento

Vale destacar que, embora seja um número ínfimo, alguns cadastros não estão sendo efetuados porque não trazem a documentação completa, que consiste em comprovante de endereço atualizado, título de eleitor e o Registro Geral de Identidade Civil (RG).

O comprovante de residência atualizado é imprescindível porque o recadastramento também cumpre o papel de atualizar o domicílio eleitoral de cada cidadão. Quem ainda vota em Curitiba, mas está residindo em qualquer município da Região Metropolitana de Curitiba, deve realizar a transferência do título, do contrário, terá o documento cancelado ao final deste recadastramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário