terça-feira, junho 14, 2011

Sábado é dia de levar as crianças para tomar a gotinha contra paralisia infantil



No próximo sábado (18) ocorre a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite deste ano. Todas as crianças menores de 5 anos deverão receber as gotinhas. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% do público-alvo.

Devem ser vacinas, em Curitiba, 108 mil crianças com idade entre zero e cinco anos incompletos. Em todo país, aproximadamente 14 milhões de doses da vacina contra a paralisia infantil devem ser aplicadas. A segunda etapa da campanha ocorre em 13 de agosto.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde a vacina estará disponível em 310 locais em Curitiba e a aplicação será realizada das 8h às 17h. Os endereços dos postos serão divulgados na quarta-feira (15).

Para as duas fases da campanha, o Ministério da Saúde investiu R$ 46,6 milhões, na compra e distribuição das vacinas.

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. A pólio não faz vítimas em Curitiba desde 1985 e no Paraná desde 1986. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença.

As crianças devem continuar a receber a vacina pois o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

Fonte: Gazeta do povo 14/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário