quarta-feira, setembro 28, 2011

Internauta já pode fazer tour virtual por Curitiba com Google Street View

Os internautas já podem fazer um tour virtual por Curitiba usando o Google Street View. O serviço de imagens panorâmicas foi colocado no ar por volta das 17 horas. De acordo com a assessoria de imprensa do Google, o sistema do Street View para a cidade já foi liberado e o acesso para o usuário é feito gradualmente.


A empresa informou que nem todas as ruas estarão mapeadas no lançamento, mas o serviço continuará a ser atualizado ao longo das próximas semanas.

Veja outros municípios paranaenses que estão sendo visitados pelos carros do Google:

• Campo Mourão

• Carambeí

• Jandaia do Sul

• Londrina

• Mandaguari

• Marialva

• Maringá

• Pato Branco

• Ponta Grossa

• Rolândia

• Sarandi

• Telêmaco Borba

• União da Vitória

» Faça um tour virtual por Curitiba a partir da Praça Tiradentes

» Faça um tour virtual por Cascavel a partir da prefeitura

Em teste realizado nesta tarde, a reportagem conseguiu visualizar algumas ruas do Centro e dos bairros mais tradicionais da cidade, mas muitas não estavam liberadas. O Google diz que o procedimento é normal e que o mapeamento completo entrará no ar nos próximos dias.

O Google Street View é um serviço de fotografia panorâmica que já mostra várias cidades do Brasil e do mundo. Na primeira etapa, além da capital, o sistema também está disponível em Toledo e Cascavel. Até por volta das 17h37, o serviço ainda não estava operando em Toledo.

Como funciona

Para usar o Street View, basta acessar o site maps.google.com e arrastar o bonequinho amarelo (conhecido como “Pegman”) localizado no canto superior esquerdo da tela até a rua em que deseja visualizar em modo panorâmico. O usuário pode então arrastar o mouse e girar em 360º graus na horizontal e 290º na vertical, ou seguir as setas na direção desejada para “caminhar pelas ruas”.

O Google coleta as imagens por meio de 15 câmeras especiais localizadas no capô de um carro que leva a sua marca. Um sistema a laser capta os dados em três dimensões para determinar a distância e a profundidade dos objetos nas imagens. Em Curitiba, camionetes Captiva com o logo da empresa são vistas circulando pela cidade desde maio. Normalmente, o tempo entre o mapeamento e o lançamento do serviço é de seis meses.

Privacidade

Especialmente no exterior, o Street View é alvo de críticas relacionadas à invasão de privacidade. Para evitar problemas, todas as imagens de rostos e placas de carros capturadas pelo mapeamento são automaticamente manchadas pelo software do Google. “E também temos um recurso em que o próprio usuário pode reportar para nós a localização de uma imagem que o incomode por algum motivo. A opção está disponível no site do serviço. Depois, o time do Street View avalia a queixa e toma uma decisão”, afirma Diego Nogueira, engenheiro de software do Google para a América Latina.

Lançado no Brasil em 2010 em 51 cidades, entre elas São Paulo, Rio e Belo Horizonte, o serviço está agora em sua segunda fase de mapeamento. O objetivo da empresa é mapear todo o país, começando pelas grandes cidades e capitais. Ao todo, 80 carros do Google estão circulando pelo Brasil atualmente. A empresa usa um triciclo para chegar a locais de difícil acesso, como parques, trilhas e universidades.
Fonte: gazeta do povo 28/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário