quinta-feira, setembro 08, 2011

Adolescentes perdidos são resgatados na Serra do Mar do PR

O Corpo de Bombeiros realizou o resgate dos montanhistas que estavam perdidos na Serra do Mar do Paraná na noite de quarta-feira (7). Os dois adolescentes de 17 anos, que estavam perdidos desde domingo (4), haviam sido encontrados às 11h da quarta-feira (7). Após avaliar as condições físicas os adolescentes, os bombeiros definiram que a retirada poderia ser feita a pé. O uso de um helicóptero foi descartado, porque as condições climáticas não eram favoráveis.
Segundo o subtenente Alves, do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), os jovens e a equipe de resgate iniciaram a caminhada de volta da 13h e às 20h30 eles chegaram até a localidade de Mato Limpo, no Vale do Itapiroca, onde um carro do Corpo de Bombeiros os aguardava.
"De lá eles foram levados para a fazenda Pico Paraná, onde estavam os parentes estavam esperando. O reencontro foi entre 21h30 e 22h. Eles voltaram para Curitiba ainda na noite de ontem (7)", contou o subtenente.
De acordo com Alves, com frequência pessoas se perdem em trilhas de montanhas da região, contudo na maior parte dos casos o regate é rápido. "Não foi muito tranquilo por causa das condições do tempo. Faz muito tempo que alguém se distanciava tanto da trilha e adentrava tanto a mata. Porque ele erraram o caminho, insistiram e continuaram".
Os jovens queriam fazer a travessia entre o Pico Paraná e o Morro Siririca, mas devido ao mau tempo decidiram retornar e, então, se perderam. Os familiares dos adolescentes procuraram o Corpo de Bombeiros na manhã da terça-feira (6).
"Eles não eram leigos, já tinham sido escoteiros e tinham informação. Se fossem outras pessoas poderia ter sido pior", explicou o subtenente. "Assim que mantivemos contato por celular com eles, pedimos que eles fizesse fogo e eles fizeram. Então, delimitamos a área de busca. Mas o problema era chegar até lá, porque há muitas encostas, tem que contornar a mata fechada", completou.
O Corpo de Bombeiros orienta que as pessoas que não têm experiência e forem fazer trilhas em montanha que procurem um guia, levem lanternas e alimentação.
Fonte: G1 Pr 08/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário