quinta-feira, abril 14, 2011

Assembléia Legislativa realizou sessão itinerante em Cascavel

A 2ª Sessão "interiorana" da ALEP foi realizada na noite desta quarta-feira (13) nas dependências da Câmara Municipal de Cascavel e teve "casa" cheia.

Na primeira parte da Sessão foi apresentado ao público presente, deputados e imprensa em geral os números referentes aos gastos da ALEP, o 1º secretário Plauto Miró falou sobre todas as despesas da casa e da economia de quase 7 milhões neste início da nova gestão da ALEP, o público aplaudiu ao final da prestação de contas.

Valdir Rossoni falou sobre a economia que a casa teve com as medidas tomadas em sua gestão, comentou sobre a expectativa da Assembléia Legislativa economizar até o final do ano 40 milhões de reais, dinheiro este que será devolvido aos cofres do governo para investimentos no Parana, neste momento o prsidente foi muito aplaudido tendo que "cessar" a fala devido as palmas.

Na 2ª parte da sessão foi a aberta a palavra a alguns deputados e autoridades presentes,o primeiro a usar a tribuina foi o Vereador Marcos, presidente da camara de vereadores de Cascavel, logo após foi a vez do presidente da ACAMOP - vereador Julio Cesar, este reivindicou a duplicação da BR 277 entre Guaraniaçu e Medianeira e frizou que no ano de 2009 aconteceram mais de mil acidentes neste trecho.

O empresário Marcos Teixeira - presidente da associação comercial de Cascavel parabenizou o presidente Valdir Rossoni pela condução da ALEP e pelo projeto das sessões itinerantes, mostrando assim transparência.

Entre os deputados que fizeram uso da palavra destaque para o Deputado Paranhos, que através de seu pedido foi autorizada a criação da CPI do SUS, Paranhos recebeu da mão do presidente Valdir Rossoni a ata assinada, Paranhos falou sobre as audiencias publicas em todas as cidades que tiverem regionais de saúde.

O líder da oposição Deputado Tadeu Veneri (PT) falou sobre a "oposição" ao governo, que não basta criticar, mas sim apontar as soluções, assim é que se faz oposição, já o líder do governo , deputado Ademar Traiano (PSDB) rebateu Veneri, dizendo que nem sempre a oposição tem razao e que tem coisas que a oposição fala que são impossíveis de fazer, que a aplicação dos recursos são feitos dentro dos parametros da lei, após estes proninciamentos, Rossoni parabenizou Veneri e Traiano dizendo que os dois líderes engrandecem as discussões dentro da ALEP.

O jovem deputado Edgar Bueno falou sobre seu projeto da criação da região metropolitana de Cascavel (317/2011), contou que seu projeto prevê 28 municipios fazendo parte, mas que esse número pode aumentar como também pode diminuir, Bueno cobrou mais segurança pública e contou que o município de Campo Bonito não tem sequer um policial e muito menos viatura da policia, o municipio depende da policia de Guaraniaçu.

A deputada Mara Lima representou as mulheres e contou que no ano de 2006 não conseguiu se eleger, mas que Deus reservou o melhor para ela e o monento era agora na última eleição para marcar história junto na moralidade da ALEP, finalizando ela contou que fez votos em 394 municipios do Paraná.

Professor Lemos falou sobre seu projeto quando ainda era presidente da APP, que graças a esse projeto o govewnro do Paraná terá que investir mais um milhão de reais na educação pública, cobrou do governo.

Deputado Adelino falou sobre a necessidade da duplicação da BR 277 e do projeto para trazer para Cascavel o curso de Direito gratuito e protocolou junto a presidencia o projeto para extinção da taxa mínima de agua e luz.

O deputado Federal Alfredo Kaefer (PSDB) parabenizou Rossoni e os demais deputado pelo novo método de administrar a ALEP, de forma transparente e sem maracutaias.

Os Deputados Nereu Moura e Elio Rush abriram mão do direito a palavra para não alongar mais a sessão.

Negativo

Dois pontos negativos registrados por nossas "lentes" foi atraso de duas horas do Deputado Fabio Camargo (PTB), o deputado chegou a Sessão somente as 20:03 hrs, o outro pnto negativo, e este julgamos como falta de respeito foi um deputado que durante o pronunciamento do Deputado Federal Alfredo Kaefer (PSDB) este falava ao celular como se estivesse em casa.

Finalizando a Sessão o presidente Valdir Rossoni (PSDB) agradeceu a todos os presentes e anunciou a vinda do governador Beto Richa a Cascavel no dia 20/04 para liberar ais leitos para os hospitais, além dos 102 novos funcionários para a saúde em Cascavel.
Rossoni anunciou que a próxima sessão da ALEP no interior será dia 11/05 na cidade de Ponta Grossa e depois de Ponta Grossa será a vez de Francisco Beltrão sediar a sessão.

Imagens e reportagem Cesar Minotto

Um comentário: