terça-feira, abril 26, 2011

Curitiba sedia concurso nacional de salto

A Sociedade Hípica Paranaense (SHPr) sediará, entre os dias 27 de abril e 01 de maio, das 09h às 20h, o Concurso Salto Nacional – Cidade de Curitiba 2011 (CSN***), que reunirá a elite do hipismo nacional e contará com premiação expressiva, no valor total de R$ 122.500,00. O torneio será aberto ao público, com entrada franca. O evento acontece em filiação à Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e à Federação Paranaense de Hipismo (FPrH) e, paralelamente, servirá como seletivas para a equipe que representará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos 2011, na cidade de Guadalajara, no México, e também para o Mundial de Cavalos Novos 2011, a acontecer em setembro em Lanaken, na Bélgica.

Entre as grandes presenças confirmadas estão cavaleiros consagrados como Vitor Alves Teixeira, Luiz Felipe de Azevedo, Caio Sérgio José de Carvalho, César Almeida, Bartolomeu Bueno de Miranda Neto, Fábio Leivas da Costa, José Roberto Reynoso Fernandez Filho, André Miranda, Francisco Musa, entre outros.

Trata-se do principal evento do calendário anual da SHPr e possui graduação três estrelas segundo o ranking da CBH, pois reunirá competidores de vários estados do Brasil e de diferentes níveis e categorias. A graduação em estrelas também é determinada pelo número de obstáculos em pista, alturas mínima e máxima, largura e natureza dos obstáculos, percurso, velocidade e premiação.

Na competição de salto, o conjunto “cavalo e cavaleiro” será testado sob várias condições, que incluem a franqueza, potência, habilidade, velocidade e obediência do animal, bem como a destreza do cavaleiro. “Certas faltas, como derrubar um obstáculo ou ultrapassar o tempo concedido, incorre em penalidades para o competidor. Assim, o vencedor será aquele que obtiver o menor número total de penalidades e que finalizar o percurso em menor tempo no desempate”, explica o presidente da SHPr, Flávio de Castro Martinez Filho.

Em Curitiba, participarão atletas de diversas categorias, de Mini-Mirim a Sênior. As alturas dos obstáculos nas séries – compreendidas entre 1m e 1,50m – determinam o nível das provas e do conjunto. As provas têm início na quarta-feira (27/04) com as seletivas de Cavalos Novos de cinco, seis e sete anos. Entre muitas outras, na quinta-feira (28/04), acontecerá a primeira prova da seletiva do Pan-Americano e, na sexta-feira (29/04), a prova de 1,40m. Já no sábado (30/04), acontecerão os dois grandes destaques da competição - o Mini GP Construtora San Remo, com obstáculos de 1,30m e o Grande Prêmio Omar Camargo Corretora de Câmbio e Valores Ltda., seletivo para o Pan-Americano e com obstáculos de 1,50m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário