quarta-feira, abril 20, 2011

Inflação de abril em Curitiba e Região Metropolitana foi a maior do Brasil

Conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Curitiba e Região Metropolitana apresentaram a maior variação do IPCA-15, Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15. A inflação local passou de 0,73% em março para 1,26% em abril.

Os principais motivos desta variação foram o aumento de 13,64% na passagem de ônibus e o acréscimo de 16% na tarifa de água e esgoto.

A segunda região que apresentou maior variação no IPCA foi São Paulo com alta de preços de 0,52% em março para 0,94% em abril.

No cenário nacional o Índice variou 0,77%. Em março foi 0,60%. Este aumento foi impulsionado pelos setores de alimentos e bebidas e transportes. No caso dos transportes, como mostram os dados do IBGE, os combustíveis foram primordiais na alta da inflação. De março para abril, o preço dos combustíveis variou no Brasil 5,26%.

Em Maringá, no Norte do Paraná, o preço do álcool, chegou a subir 35% na segunda quinzena de março. Em diferentes cidades, os motoristas perceberam a diferença no preço. Donos de postos de combustíveis atribuiram a alta à entressafra da cana-de-açúcar. Segundo eles, a produção de etanol para nas usinas nesta época porque é mais rentável vender açúcar refinado.

Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados no período de 16 de março a 12 de abril e comparados com aqueles vigentes de 12 de fevereiro a 15 de março de 2011. O Índice é valido para as famílias com renda até 40 salários mínimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário